Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Centro de Humanidades - UFCG

 

 

De acordo com os princípios institucionais do estatuto da UFCG, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão são indissociáveis e são a base para uma educação pública, de qualidade e voltada para a transformação social. O Centro de Humanidades sempre buscou valorizar esses princípios incentivando a realização de atividades coletivas, com vistas a integrar a universidade com a comunidade em geral, enfrentando e resistindo bravamente aos ataques à educação, à democracia universitária, aos cortes na Ciência, nos Programas de bolsas de estudos e defendendo a Universidade Pública e de qualidade.

Diante deste contexto, estamos organizando a XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão-SEPE do Centro de Humanidades da UFCG, com o objetivo principal de discutir as Ciências Humanas e Universidade Pública em tempos de crises. Desta forma, pretendemos reunir docentes, discentes da Graduação e da Pós-Graduação, técnicos administrativos e comunidade acadêmica em geral, de Campina Grande e região, através da organização de Conferências, Mesas Redondas, Minicursos, Grupos de Trabalho, Atividades Artísticas e Exposições de Trabalhos.

Além disso, busca-se motivar docentes, discentes, técnicos-administrativos e comunidade em geral a participarem de atividades acadêmicas extra curriculares e apresentarem seus trabalhos de cunho científico e artístico-cultural, que estejam sendo desenvolvidos, através dos Programas de Iniciação Científica, de Programas de Extensão Universitária, nos Programas de Pós-Graduação, nos Grupos de Pesquisas e nos Programas de Pós-Graduação do Centro de Humanidades da UFCG. Com isso, espera-se contribuir com a formação acadêmica dos estudantes, valorizar o trabalho dos docentes, bem como das tornar público os resultados dos estudos e pesquisas que vem realizadas por docentes das Unidades Acadêmicas do Centro de Humanidades da UFCG.

Trata-se de um evento que faz parte de um projeto maior intitulado CH em Movimento, que foi criado pela direção do Centro de Humanidades, com o objetivo de desenvolver atividades acadêmicas remotas durante a pandemia, mas que agora está sendo implementado no formato presencial.

Desta forma, as atividades do CH em Movimento, iniciadas no contexto da Pandemia, serão continuadas no ano de 2022, com a realização deste evento e outras atividades variadas, agregadoras e sistêmicas, no sentido de construir um espaço de diálogo para os diferentes segmentos e as várias expressões que compõem a riqueza do Centro de Humanidades. Enfim, acreditamos que mais do que nunca é preciso esperançar, no sentido de levantar e seguir em frente. Como sabiamente nos lembra Paulo Freire em sua obra pedagogia da Esperança (1992): “Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo” (Freire, 1992).

Comissão Organizadora


 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página