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Corpo Docente - UAHIS


Alarcon Agra do Ó

http://lattes.cnpq.br/5782896152231308

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), sou Mestre em Educação (1996) e Licenciado em História (1993) pela UFPB. No doutorado estudei a construção de narrativas acerca da velhice no Brasil, na passagem do século XIX para o XX. Atuei por vários anos na escola básica como professor de história e na Universidade Estadual da Paraíba como professor da área de História da Educação. Atualmente sou Professor Associado I junto à área de Teoria e Metodologia da História da Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande. Atuo como Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em História - o qual coordenei de março de 2008 a maio de 2009. Ocupei o cargo de Coordenador da Graduação em História da UAHG no período 2009-2013. Entre Maio de 2013 e Abril de 2017 ocupei a Vice-Direção e a Assessoria de Ensino do CH-UFCG. Desde Abril de 2017 ocupo a Pró-Reitoria de Ensino da UFCG. Meus interesses de pesquisa são: Teoria e Métodos e Técnicas de Pesquisa em História; História da Velhice; História da Cidade. 


Antonio Clarindo Barbosa de Souza

http://lattes.cnpq.br/3281006839381741

Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1993) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP) 2018). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Campina Grande e professor do Programa de Pós-graduação em História da UFCG. Autor, em parceria, de 24 livros e 3 individuais: Por um real de amor: representações sobre a prostituição na MPB; Campina Grande; EDUFCG; 2008 e No passo do Urubu Malandro; Patos de Minas-MG; Virtual Books; 2015. Organizador das coletâneas: Populares na Cidade: Vivências de Trabalho e lazer; João Pessoa, Ed. ideia; 2011; Imagens que seduzem: Cinemas e Sensibilidades na Paraíba (1910-1970); Patos de Minas-MG; 2016. Pelas ruas que andei; João Pessoa; Editora do CCTA; 2018. Tem experiência na área de História, com ênfase, História das Cidades; História Cultural do Urbano e História da Paraíba, estudando principalmente os seguintes temas: cidade, cultura, história cultural, ensino de história, cultura popular e atividades lazer, mulheres na cidade, prostituição, festas populares e violência. Orienta 02 discentes do Mestrado e 05 discentes de Graduação. Sub-Coordenador do Procad/PUC-SP/UFAM/UFCG e Coordenador Adjunto do Curso de Especialização em Etnias (SECADI-MEC - 2013-2016). PÓS-DOUTORAMENTO PELA PUC-SP NO PERÍODO DE MARÇO DE 2018 a DEZEMBRO DE 2018, sob a orientação da profª Drª Maria Izilda dos Santos Matos 


Celso Gestermeier do Nascimento

http://lattes.cnpq.br/6642058880376458

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1996)e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor adjunto nível IV da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da América, indígenas, contracultura, ciberespaço e em Sociologia com os temas de movimentos sociais, resistência cotidiana e ruralidade.


Gervácio Batista Aranha

http://lattes.cnpq.br/1710555950559889

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor retide da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência no ensino universitário na área de Teoria e Metodologia da História, atuando na graduação e na pós-graduação em História. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: trem urbanidade modernidade, história renovação paradigma, cidade cultura modernidade, provas possibilidades experimento e literatura, modernidade, trauma.


Iranilson Buriti de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/6085569185105786

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002); pós-doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro (2009) e pós-doutorado em História na PUC-SP. Atualmente é pesquisador do CNPq e membro do conselho editorial de revistas científicas. Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Parecerista ad hoc do CNPq, da CAPES e da FAPERN. Faz parte do quadro de avaliadores institucionais e de curso do BASIs/INEP/MEC. Autor de livros didáticos na área de História. Autor de livros de Metodologia da Pesquisa e do Ensino. Tem experiência na área de metodologia da pesquisa e do ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história e saúde, educação médico-escolar, arquitetura escolar. Desenvolve projeto na área de história e saberes médicos; educação e saberes médicos.


João Marcos Leitão Santos

http://lattes.cnpq.br/0554071399776667

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Congregacional do Recife (1991) e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Possui Curso de Aperfeiçoamento em História do Protestantismo na América Latina (FTIMB/CEHILA, 1998). É Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Mestre em Teologia - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (2005). É Doutor em História Social na Universidade de São Paulo/USP (2008). É professor Associado na Universidade Federal de Campina Grande-PB nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Trabalha principalmente Filosofia e Literatura; História e Literatura, História Religiosa e América Latina.


José Benjamim Montenegro

http://lattes.cnpq.br/7329516641843599

Possui graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desde 1990. Tem experiência na área de História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Literatura, Lima Barreto, Pensamento Político e Social no Brasil, Anarquismo, História e Cinema.


José Luciano de Queiroz Aires

http://lattes.cnpq.br/2038792803917117

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1997) e mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Campina Grande. Já atuou como professor efetivo - Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, professor contratado da Universidade Estadual Vale do Acaraú e professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba. 


José Otávio Aguiar

http://lattes.cnpq.br/7106694267459903

Autor e co-autor em diversos livros e artigos, entre os quais se inclui a biografia publicada de um oficial napoleônico no Brasil, o francês Guido Thomaz Marlière (1767-1836), José Otávio Aguiar é mineiro de Ubá. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e Doutorado em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Realizou pesquisa de Pós-Doutoramento no Programa de Pós em História da Universidade Federal de Pernambuco entre 2009 e 2010, estudando a obra botânica do naturalista paraibano Manuel Arruda da Câmara (1752-1811). Atualmente é Professor Efetivo, Associado 3, com regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Campina Grande/PB, onde leciona na Graduação, bem como nos Programas de Pós-Graduação em História (Mestrado) e em Recursos Naturais (Mestrado e Doutorado Interdisciplinares). Acumula experiência de pesquisa e publicação nas áreas de História Ambiental, História da Biologia, Etnobiologia e História Indígena, História do Brasil Império, História do Brasil Colônia, História do Brasil Contemporâneo e história das recepções culturais religiosas e marciais japonesas e chinesas no Brasil. Foi Bolsista de Produtividade e Pesquisador do CNPQ nível 2, entre os anos de vigência de 2012 e 2015. Entre agosto de 2015 e junho de 2016 foi pesquisador e bolsista de Pós-Doutoramento da CAPES, num convênio PROCAD entre a PUC de São Paulo, a UFCG e a Federal do Amazonas, estudando história ambiental, movimentos sociais e ambientalistas, mundos do trabalho e verticalizações urbanas https://www.histprocad.pro.br/pesquisadores/. Compôs e compõe diversos conselhos editoriais, como o da Revista História Hoje, da ANPUH. É vice-editor da Revista Minemosine e membro do Conselho Consultivo Nacional da Revista História, da Unesp de Assis - SP. Entre abril de 2017 e julho do mesmo ano, coordenou, interinamente, o Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da UFCG (Mestrado e Doutorado) situado na área de Ciências Ambientais. É pesquisador do projeto histórico-documental de âmbito nacional, Catálogo Geral de Documentos de História Indígena e Escravidão Negra no Brasil financiado pelo Edital da Petrobrás Cultural. Coordena, juntamente com a professora Juciene Ricarte Apolinário, o Grupo de Estudos em História, Meio Ambiente e Questões Étnicas registrado no CNPQ desde 2006. Como Pesquisador e membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em História, assinou, em 2017, um acordo de colaboração interinstitucional entre a UFCG e o Centro de História d Aquém e d Além-Mar (CHAM) Universidade Nova de Lisboa, PT, e também, com a Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha.


Juciene Ricarte Apolinário

http://lattes.cnpq.br/6938937338148950

Possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1993), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco com Bolsa da CAPES no Brasil e no Exterior ( Universidade do Porto -Portugal) e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, (Bolsa CAPES, Estágio Sênior no Exterior. Participou como pesquisadora de tratamento arquivístico e histórico do Projeto Resgate Barão do Rio Branco/MINC em Portugal com Bolsa do CNPq de Aperfeiçoamento no Exterior e Bolsa da Sociedade Goiana de Cultura. Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Professora do Programa de Pós Graduação em História da UFCG (Mestrado). Professora da Licenciatura Intercultural Indígena, Povo Potiguara, UFCG. É Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho Indios na História da ANPUH - BRASIL - Associação Nacional de História. Foi coordenadora geral do projeto histórico-documental de âmbito nacional, Catálogo Geral de Documentos de História Indígena e Escravidão Negra no Brasil financiado pelo Edital da Petrobrás Cultural com bolsa da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Investigadora Correspondente há oito anos do Centro de Humanidades (CHAM), Universidade Noova de Lisboa. Pesquisadora Associada da da Universidade da Sourbonne no CREPAL - Centre de recherches sur les pays lusophones , Département: Études Ibériques et Latino-Américaines (EILA). Sócia Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Sócia Correspondente da Sociedade de Geografia de Lisboa. Tem experiência na área de História, com ênfase na História do Brasil Colonial e Imperial. Atuando nos seguintes temas: História Indígena, História Ambiental , Gênero e Questões Étnicas, Escravidão Negra, História e Cultura Negra no Brasil, Quilombos na Contemporaneidade, Patrimônio, Salvaguarda e Difusão documental. Publicou artigos, livros individuais e em coletâneas sobre história indígena, história ambiental, escravidão negra, patrimônio cultural, patrimônio documental e questões étnicas.


Luciano Mendonça de Lima

http://lattes.cnpq.br/4118013374734521

Bacharel em História pela Universidade Federal da Paraíba (1989), Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). É professor da UAHis/CH/UFCG. Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: história social da escravidão e das relações raciais; movimentos populares no século XIX; arquivo, memória e patrimônio; ditadura militar e resistência no Brasil. 


Manuela Aguiar Damião de Araújo

http://lattes.cnpq.br/6816712117283959

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e atualmente é professora substituta na Universidade Federal de Campina Grande. Possui Especialização em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade Estadual da Paraíba (2006); É mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2008) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB-Campus I). Tem experiência no ensino superior na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-Campus I), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-CERES-Caicó), Faculdades Integradas de Patos (FIP) , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-Campus I) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte onde ministrou as disciplinas de História Moderna, História Contemporânea, História da América Contemporânea, História Local e Regional, História e Literatura, História da África, História do Brasil Contemporâneo, Ciência Política, História Medieval , História da Paraíba, História de Campina Grande, entre outras. Orientou monografias e trabalhos de conclusão de curso na graduação e na pós-graduação Lato Sensu (Especialização) sobre temas variados, entre eles: História e Literatura, História e Cinema, História e Política, História do Direito. 


Maria Liége Freitas Ferreira

http://lattes.cnpq.br/3407071325869580

Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, no Campus de Assis (2000); é, DOUTORA (2011), em Sociologia, pela UNESP, no Campus de Araraquara. Professora, classe ADJUNTO, na Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Campina Grande. A experiência de estudo para o conhecimento em História, é com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Estado Novo, Segunda Guerra Mundial, Amazônia, Imagem, Persuasão. É Coordenadora do LABHIS - Laboratório de Ensino de História - com registro no CNPQ e no IPHAEP - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba - Trabalha a problemática do Patrimônio, Memória, Identidade, Preservação, Tombamento.Tendo participado de Encontros e Seminários que problematizam a defesa do Patrimônio Histórico Cultural, Material, Imaterial e ambiental. 


Marinalva Vilar de Lima

http://lattes.cnpq.br/1606519856715259

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1993); mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (1997); Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003); I Pós-doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, na área de História Antiga (2009); II Pós-doutorado em História do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). É professora efetiva (Classe: associado) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua no ensino, na pesquisa, na pós-graduação e na extensão nas área de História Antiga e Medieval; Cultura Popular, Tradições e religiosidades; Etnicidade e diversidade socio-cultural; Migrações, trabalho e sociedade capitalista; e Teoria da História. É membro permanente do programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFCG). As produções científico-acadêmicas têm verticalizado para estudos nas áreas destacadas, também orientando Monografias de Graduação e de Especialização, dissertações de mestrados e teses de doutorado. Atua na gestão universitária, tendo experiencia como coordenadora de cursos de Formação Continuada (Niveis: Aperfeiçoamento e Especialização e coordenadora administrativa da Unidade de História. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); do Laboratório de Estudos do Império Romano - Mediterrâneo Antigo (LEIR/MA-USP); e da ANPUH-NACIONAL . Faz parte da base de Avaliadores do Instituto Anísio Teixeira (INEP). Atualmente é coordenadora do PPGH/UFCG e Coordenadora pela UFCG do DINTER/USP/UFCG.


Michelly Pereira de Sousa Cordão

http://lattes.cnpq.br/9349011283819103

Professora de Magistério Superior na Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Ciências Sociais (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG. Mestre em História (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFCG. Graduada em História pela UFCG, nas modalidades de Bacharelado (2007) e Licenciatura (2010). Doutoranda em História Social pelo Programa Dinter USP/UFCG. Foi professora substituta no curso de História da UFCG (campus I) nos intervalos de 2008-2010 e 2016-2018. Foi professora substituta no curso de História da UEPB (campus III) nos intervalos 2011-2012 e 2014-2015. É vice-líder do Grupo de Pesquisa: Estudos de Apropriações clássicas e medievais; Membra do Grupo de Pesquisa Antropologia da Política, Cultura Midiática e Práticas Políticas e do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais. Tem experiência, nos âmbitos da pesquisa e do ensino, na área de História Antiga e Medieval, Teoria da História, História Política, Sociologia Política e Educação, tendo desenvolvido estudos sobre os temas Historiografia antiga, Tito Lívio, Maquiavel, Recepção. Atualmente tem atuado, no âmbito da pesquisa historiográfica, no campo temático da história política com ênfase nos seguintes temas: democracia brasileira, ditadura, redemocratização, transição, Tancredo Neves, Grande Imprensa. Como professora colaboradora do PPGH/UFCG (Linha II), tem orientado trabalhos que envolvem discussões sobre identidades de gênero, sexualidade e ditadura.


Pávula Maria Sales Nascimento

http://lattes.cnpq.br/0030151487779727

Bacharel em História e Mestre em História, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Foi professora assistente do curso Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal Vale do São Francisco - UNIVASF de 2008 a 2012. Atualmente é professora assistente na Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.


Regina Coelli Gomes Nascimento

http://lattes.cnpq.br/2463263387435653

Graduada em Historia pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre e Doutora em História pela Universidade de Federal de Pernambuco. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Campina Grande. Tutora egressa do Grupo PET História da UFCG (2009-2016). Tem atuado como professora e pesquisadora na área de história, com ênfase em História Cultural, pesquisando e orientando trabalhos acerca dos seguintes temas: currículo e ensino de História, Alimentação e cultura, estudos de gênero, identidades e discurso.


Roberval da Silva Santiago

http://lattes.cnpq.br/7436684758563873

Possui graduação em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). È pesquisado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e efetivo da Universidade Federal de Campina Grande. Responsável pelo Blog BERRAL3.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e história, história, cidades., modernidade, história e contemporaneidade. Atualmente é pesquisador do projeto Memória da Justiça Paraibana. Foi Coordenador do Curso de História-PARFOR entre os anos 2016 a 2019. É Coordenador administrativo do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande-PB.


Rosilene Dias Montenegro

http://lattes.cnpq.br/8133743224166765

Professora Titular em História na Universidade Federal de Campina Grande (2018). Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente encontra-se desenvolvendo pesquisa de Pós-Doutorado no PPGG/UFPE (2019). Atua nos cursos de Graduação e Pós-graduação em História da UFCG e no curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, principalmente nos temas: memória, história oral, História da ciência e tecnologia, gênero, políticas públicas e desenvolvimento regional. Também tem experiência em análise documental e organização de arquivos, tendo realizado qualificação em Arquivologia na Universidade de São Paulo (2006).


Severino Cabral Filho

http://lattes.cnpq.br/0895399976092394

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência nas disciplinas Sociologia e História, com ênfase nos estudos sobre Cidades, Cultura e Trabalho.


Silêde Leila Oliveira Cavalcanti

http://lattes.cnpq.br/5364488443587225

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Mestrado em História pela UFPE (2000) e Doutorado em História pela UFPE(2013). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes campos de estudos: História cultural das Instituições educacionais e da família, História do Corpo e suas tecnologias, identidades de Gênero e de Geração, História da Velhice, culturas curriculares e formação docente. 


Valtyana Kelly da Silva

http://lattes.cnpq.br/8047812355787300

Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2018) e Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Tem como linha de pesquisa a Cultura e Sociedade, com pesquisas voltadas para as representações das sensibilidades femininas no teatro. Com ênfase, inicialmente, em Antiguidade Clássica: Teatro Grego e tragédias gregas, sobretudo, as obras de Eurípides; bem como a dramaturgia brasileira da década de 70. Além disso, estuda práticas de escrita e de leitura em diferentes temporalidades.

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