Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > I MOSTRA DE FILMES SOBRE CULTURA ANIMAL
Início do conteúdo da página
FILME

I MOSTRA DE FILMES SOBRE CULTURA ANIMAL

 
Em setembro de 2019, a Profa. Dra. Verena Sevá Nogueira e sua orientanda de monografia Júlia Fregni Lins, estrearam a I Mostra de Filmes sobre Cultura Animal. A Mostra propõe apresentar filmes e documentários que abordam tanto a temática das relações humano-animal, presente nos estudos da Antropologia, quanto a noção de Cultura Animal, pensada pela Etologia, com o objetivo de estimular o debate acerca dos comportamentos animais e nosso olhar sobre eles. Entre os filmes e documentário apresentados, estão Camelos Também Choram (2003), Footprints on The Water: a história de Nan Hauser (2015), Jane: a mãe dos chipanzés (2017), Alpha (2018), entre outros. Interessantes debates se deram nas sessões apresentadas, contribuindo para o pensar das relações humano-animal, área relativamente nova mas crescente na Antropologia..

Na próxima terça-feira, dia 03 de dezembro, teremos a sétima e última sessão com o documentário Blackfish.

Sinopse: O longa conta a história de Tilikum, a principal Baleia-Orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Imagens fortes e entrevistas emocionantes compõem o painel e ajudam a entender o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária. O filme convida o espectador a repensar nossa relação com a natureza e explicita o quão pouco os humanos estão dispostos a aprender com esses mamíferos.

"Todas as outras 'verdades' vendidas [pela indústria dos parques aquáticos] são distorcidas e mentirosas de uma forma ou de outra. Como as barbatanas dorsais flexíveis: em orcas selvagens, a porcentagem da barbatana dorsal é de menos de 1%. 100% dos machos em cativeiro desenvolveram babatanas dorsais dobradas - um sinal de estresse." - Blackfish
registrado em:
Fim do conteúdo da página