Página inicial > Notícias > III Simpósio Acadêmico de Economia
UAEF

III Simpósio Acadêmico de Economia

O ano de 2021 é de extrema importância para a Unidade Acadêmica de Economia e Finanças (UAEF), pois o bacharelado em Ciências Econômicas está comemorando 60 anos de existência. Ao longo dessas seis décadas, pudemos contribuir para o desenvolvimento da região Nordeste e do estado da Paraíba, em particular para o município de Campina Grande e entorno, a partir da formação de profissionais dotados de primorosa formação teórico-metodológica e dos conhecimentos, projetos e iniciativas engendradas ao longo da nossa trajetória.

Essa comemoração acontece no momento em que estamos discutindo a implantação do novo Projeto Pedagógico do Curso e que nos apresenta um contexto socioeconômico e institucional de muita complexidade quanto à necessidade de defesa da democracia, conquistada historicamente por meio de muita luta, além do cenário de implementação de novas práticas pedagógicas voltadas ao ensino remoto, dada a crise pandêmica da Covid-19. Sob nossa responsabilidade, repousa o compromisso de formar mentes críticas, capazes de compreender os diversos paradigmas e conjunturas econômica, social e política, de modo a idealizar e apresentar soluções capazes de oferecer desenvolvimento (na definição mais ampla do termo) à nossa sociedade.

Nossa história se confunde com a defesa do pluralismo teórico, mas também de afirmação da necessidade de se compreender o Brasil e o Nordeste, tal qual o seu real contexto, com suas demandas, potenciais, dificuldades, forças e fraquezas. É um tempo no qual temos o orgulho de ter formado tantos excelentes profissionais e que, chegando aos 60 anos de história, somos apresentados a um “novo-velho” desafio: buscarmos nossa reafirmação enquanto vanguardistas da transformação social.

Para comemorar essa data tão especial, a UAEF tem o prazer de promover o III Simpósio Acadêmico de Economia. O Evento, intitulado “Pandemia e Pós-Pandemia: utopias e realidade”, contará com palestrantes de diversas Universidades brasileiras, discutindo temas da mais alta urgência e relevância. Estarão conosco, entre os dias 06, 07 e 08 de julho: Eduardo Costa Pinto (UFRJ), Pedro Rossi (UNICAMP), André Roncaglia (UNIFESP), Fábio Terra (UFABC e UFU) e Fernanda Cardoso (UFABC), além dos professores que compões a Colegiada da UAEF (Johnatan Brito, Águida Almeida, Jean Santos e Luiza Dantas). Haverá espaço para os alunos do nosso curso apresentarem seus trabalhos acadêmicos. Também teremos minicursos de temas diversos, ofertados pelos professores da nossa Unidade (Carlos Alberto, Karla Leite, Ricardo Schmidt e Sinedei Moura), dos quais toda a comunidade (acadêmica e não acadêmica) poderá participar.

Dadas as circunstâncias em que nos encontramos, todo o Simpósio ocorrerá de maneira virtual, através do google meet (apresentação de trabalhos e minicursos) e do canal no YouTube do PET – Economia. Todas as informações sobre as inscrições e a programação completa podem ser encontradas na página: www.peteconomia.ufcg.edu.br .

Venham comemorar conosco essa data histórica!!!

Assunto(s): UAEF