Página inicial > Notícias > Webinars de Lógica e Religião
WEBINAR

Webinars de Lógica e Religião

Caro colega,

Você está convidado a participar da próxima sessão da Série de Webinars de Lógica e Religião, que será realizada em 18 de novembro de 2021 às 12hs (horário do Brasil) com o tema:

O CIENTISMO É A NOVA IGREJA UNIVERSAL?
Palestrante: Laurent Lafforgue (Institut des Hautes Études Scientifiques, França)
Mediadora: Snezana Lawrence (Middlesex University, Reino Unido)

Por favor, registre-se com antecedência!

Resumo: Em um texto de 1971 intitulado A Nova Igreja Universal, o famoso matemático Alexander Grothendieck defendeu que, por meio de um processo de expansão imperialista, a ciência criou uma ideologia própria, o cientificismo, que possui muitas das características de uma nova religião. Ele a chamou de "La nouvelle église universelle". Como o texto de Grothendieck contra o cientificismo e o imperialismo da ciência repercute em seu pensamento? Como isso se reporta a sua matemática, bem como a suas idéias sobre religiões? Pode-se dizer que Grothendieck se tornou contra a ciência ou que, em certo sentido, ele sempre foi contra alguma forma de ciência? Estas são algumas questões que serão abordadas neste webinar.

Com os melhores votos,

Ricardo Silvestre.