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ISSN
0103-9253 versão impressa – ISSN
2236-7101 versão online |
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Uma
Publicação do Centro de Humanidades – Universidade Federal de Campina Grande |
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INSTRUÇÕES AOS
AUTORES A ARIÚS tem
periodicidade semestral e aceita colaboração livre de trabalhos inéditos nas
áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Artes, que se
enquadrem nas seguintes categorias: (a) relatos de pesquisa; (b) estudos
teóricos; (c) revisões críticas da literatura; (d) relatos de experiência;
(e) entrevistas com autores de reconhecida experiência
acadêmica e (f) resenhas. Os trabalhos encaminhados devem seguir as
normas da ABNT em vigor. Cada volume da revista contém, pelo menos: (a) um artigo de um autor convidado pelo
conselho editorial; (b) um dossiê sobre um tema específico, coordenado por um
editor convidado, composto por trabalhos de colaboradores que encaminhem
artigos que se enquadrem na temática em discussão; (c) artigos originais por
demanda livre (seção Outros
Temas). A cada número, outras seções que contemplem demandas específicas
podem ser organizadas a critério do corpo editorial. A reprodução total, em outras publicações, ou para qualquer outro
fim, está condicionada à autorização por escrito do Editor, pois direitos autorais
dos artigos publicados pertencem ao periódico. Os artigos publicados são de
inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a
opinião dos Editores, dos membros do Conselho Editorial, da Comissão
Científica e dos revisores. Os trabalhos encaminhados não serão devolvidos. Serão fornecidos gratuitamente ao autor principal de cada artigo três
exemplares do fascículo em que o artigo foi publicado. Os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois membros do corpo
científico ou excepcionalmente por pareceristas
ad hoc ou membros do conselho editorial que
sejam especialistas na temática do trabalho, mantendose
em sigilo a autoria dos textos. Os artigos encaminhados serão avaliados
quanto ao rigor conceitual e metodológico da análise, originalidade, lógica
argumentativa, correção e uso da linguagem, diálogo com a literatura da área,
atualização das fontes citadas, relevância e atualização da temática,
estrutura do texto, fidedignidade do resumo e do abstract,
normalização. Os colaboradores receberão comunicação justificada referente à:
aceitação, aceitação condicionada (com sugestões para modificação ou melhoria
do trabalho) ou não recomendação para a publicação. A comissão editorial
reserva-se o direito de: (a) fazer pequenas modificações lingüísticas
e na diagramação dos trabalhos encaminhados, visando uma melhor apresentação,
desde que não alterem o conteúdo dos mesmos; (b) recusar artigo ao qual foram
submetidas ressalvas, caso essas não atendam às solicitações encaminhadas. Cada artigo deverá ser encaminhado com resumo e abstract,
juntamente com, no mínimo, três palavras-chave e Key
words. A revista receberá artigos redigidos em
português, espanhol, inglês e francês. Os mesmos, caso sejam aprovados, serão
publicados no idioma original ou quando solicitado pelo(s) autor(es) serão traduzidos, revisados pelos mesmos e publicados
na língua portuguesa. Os colaboradores deverão encaminhar uma cópia identificada do
trabalho por e-mail para editor_arius@ch.edu.br, solicitando aviso de
recebimento (por e-mail), e concomitantemente três cópias impressas pelo
correio, das quais duas não devem conter nenhuma identificação dos autores. Nas cópias identificadas (uma por e-mail e uma impressa) colocar:
Quando o trabalho encaminhado for um relato de pesquisa, o texto
deverá apresentar: introdução, metodologia, resultados juntamente com a
discussão, conclusões e referências. As resenhas devem versar sobre livros atuais; no Brasil, no máximo
até dois anos da primeira edição ou, no caso de títulos estrangeiros, até 5
anos da primeira publicação na língua original. MODELOS DE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (de acordo com as normas atualizadas da ABNT) Livros com até três
autores LAHIRE, B. A Cultura dos indivíduos: os determinantes da ação.
Porto Alegre: Artmed, 2006. COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A. Preconceitos no cotidiano
escolar: ensino e
medicalização. São Paulo: Cortez, 1996. MASTERS, W.; JOHNSON, W. V. E.; KOLODNY, R. C. Heterossexualidade. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 1997. Livros com mais de
três autores WORKEL, S. et al. Social
identity: international perspectives. London: Sage, 1998. Capítulos de livro AMOSSY, R. O ethos na intersecção
das disciplinas: retórica, pragmática e sociologia dos campos. In: AMOSSY, R.
(Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos.
São Paulo: Contexto, 2005. p. 119-144. Artigos em
publicações periódicas ROAZZI, A.; MONTEIRO, A. A representação social da mobilidade
profissional em função de diferentes contextos urbanos e suas implicações
para a evasão escolar. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de
Janeiro, v. 47, n. 3, p. 41-73, abr./jun. 1995. ROCHA, A. D. et
al. Qualidade de vida, ponto de partida ou resultado final? Ciência e
Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 63-73, jan./jun. 2000. Artigos em
publicações periódicas em meio eletrônico AQUINO, J. G.; MUSSI, M. C. As vicissitudes da formação docente em
serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em:
<http://www.scielo.com.br> Acesso em: 10 fev. 2007. Trabalhos
apresentados em eventos científicos LEITE, R. H. Informatização e violação da privacidade. In:
CONFERÊNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 16.,
1996, Fortaleza. Anais... Brasília: OAB, p. 431-439. Trabalhos
apresentados em eventos científicos em meio eletrônico PASSEGGI, M. da C. Memoriais de formação: processos de autoria e de
(re)construção identitária.
In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL. 3.,
2000, Campinas. Anais eletrônicos... Disponível em:
<http://www.fae.unicamp.br/br2000/ trabs/1970.doc.> Acesso em: 25 dez.
2000. Trabalhos acadêmicos
(teses, dissertações e monografias) BARBOSA. T. M. N. Ressignificação
de gênero e da prática docente: aspectos discursivos, cognitivos e
representacionais na voz da mulher professora. 2002. 187 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal,
2002. Endereço para envio
dos originais Ariús – Revista de Ciências Humanas e
Artes Centro de Humanidades – UFCG Rua Aprígio Veloso, 882 Bairro Universitário CEP 58.429-900 –
Campina Grande – PB. E-mail: arius@ch.ufcg.edu.br E-mail: editor_arius@ch.ufcg.edu.br PUBLISHING GUIDELINES (Instructions to Authors) ARIÚS is
published twice a year and accepts original and spontaneously contributions
in the fields of Human Sciences, Applied Social Sciences and Arts, which fit
in the following categories: (a) research reports; (b) theoretical studies;
(c) critical reviews; (d) reports based on professional experience; (e)
interviews with author(s) with renowned academic experience and (f) reviews.
The articles should follow the current ABNT norms. Each volume of the magazine contains, at
least: (a) an article from an author invited by the editorial body; (b) a dossier
on a specific theme, coordinated by an
invited editor, composed by articles which fit it; (c) and other original
articles (section Other Themes). In each issue other sections which fit
specific interests may be organized according to the editorial body’s
criteria. Copyright is held by the magazine.
Reproduction in whole, in other publications, or for any other purposes, is
conditioned by a written permission from the editor. Responsibility for
opinions expressed in the articles rests with the authors. Originals will not
be returned. The first author of each paper will be given three copies of the
issue where his/her work was published. All of the articles will be submitted to
peer review by at least two members of the scientific board or, exceptionally,
by ad hoc reviewers or members of the editorial board who are experts in
the field of knowledge of the article. The anonymity of the articles
is guaranteed .The submitted articles will be assessed according to
their conceptual and methodological accuracy , originality, argumentative
logic , use of the standard language, dialogue with the literature of the
field, recently published sources, significance and today’s relevance of the
theme, reliability of the summary and abstract, norms. Once the manuscripts are accepted, and
before publication, the authors will receive information concerning:
acceptance, conditioned acceptance (with suggestions, revisions or changes)
or rejection. The editorial board has the right of: (a) making small
linguistic and formatting changes in the submitted articles in order to
enhance their presentation, as long as they do not change their content; (b)
rejecting articles with suggestions, in case these suggestions were not
accepted /forwarded to the reviewers. Each article should include a summary in Portuguese,
and an abstract in English, as well as at least three key words. They can be
written in Portuguese, English, Spanish and French. The articles, if
accepted, will be published in the original language they were written or,
when requested by the author (s), will be translated, revised and published
in Portuguese. The authors should submit an identified
copy of the article electronically for editor_arius@ch.edu.br, requesting a
response (by e-mail), and at the same time mail three written copies. Two of
them should not have any identification of the article’s author(s). In the identified copies (one mailed and
another electronically sent) the author(s) should place:
Whenever the article is a research report
it should present an introduction, methodology, results together with
discussions, conclusions and references. Reviews should be on recently published
books; if published in Brazil, maximum of two years after their publication.
When the books are published elsewhere, maximum of five years after their
publication in their original language. EXAMPLES OF REFERENCES Book with maximum than three authors LAHIRE, B. A Cultura dos indivíduos: os determinantes da ação.
Porto Alegre: Artmed, 2006. COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A. Preconceitos no cotidiano
escolar: ensino e
medicalização. São Paulo: Cortez , 1996. MASTERS, W.; JOHNSON, W. V. E.; KOLODNY, R. C. Heterossexualidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
1997. Book with more than three authors WORKEL, S. et al. Social
identity: international perspectives. London: Sage, 1998. Chapter of a Book AMOSSY, R. O ethos na intersecção
das disciplinas: retórica, pragmática e sociologia dos campos. In: AMOSSY, R.
(Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos.
São Paulo: Contexto, 2005. p. 119-144. Article published
in a magazine ROAZZI, A.; MONTEIRO, A. A representação social da mobilidade
profissional em função de diferentes contextos urbanos e suas implicações
para a evasão escolar. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de
Janeiro, v. 47, n. 3, p. 41-73, abr./jun. 1995. ROCHA, A. D. et
al. Qualidade de vida, ponto de partida ou resultado final? Ciência e
Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 63-73, jan./jun. 2000. Article published in an online magazine AQUINO, J. G.; MUSSI, M. C. As vicissitudes da formação docente em
serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em: < http://wwww. scielo.com.br> Acesso em: 10
fev. 2007. Paper presented in a congress and published in its
proceedings LEITE, R. H. Informatização e violação da privacidade. In:
CONFERÊNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 16.,
1996, Fortaleza. Anais... Brasília: OAB, p. 431-439. Paper presented in a congress and published in its
proceedings (electronic documents) PASSEGGI, M. da C. Memoriais de formação: processos de autoria e de
(re)construção identitária.
In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL. 3.,
2000, Campinas. Anais eletrônicos... Disponível em:
<http://www.fae.unicamp.br/br2000/ trabs/1970.doc.> Acesso em: 25 dez.
2000. Thesis, dissertations and papers BARBOSA. T. M. N. Ressignificação de Gênero e da Prática Docente:
aspectos discursivos, cognitivos e representacionais na voz da mulher
professora. 2002. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002. The articles should be mailed to: Ariús – Revista de Ciências Humanas e
Artes Centro de Humanidades – UFCG Rua Aprígio Veloso, 882 Bairro Universitário CEP 58.429-900 –
Campina Grande – PB. E-mail: arius@ch.ufcg.edu.br E-mail:
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