Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunicação Social > Corpo Docente Comunicação Social
Início do conteúdo da página

Corpo Docente - Comunicação Social

Assis Souza de Moura

http://lattes.cnpq.br/4234995386032154

Professor no Bacharelado em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em Educação (UFPB). Mestre em Educação (UFPB), com graduação em Letras (UEPB). É especialista em Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana (UEPB), em Gestão Pública Municipal (UFPB/UAB), e em Direitos Fundamentais e Democracia (UEPB). Tem experiência nas áreas de (i) educação e (ii) comunicação, com ênfase nas seguintes subáreas: a) Politicas educacionais (com pesquisas sobre formação de professores, gestão escolar, gestão educacional, sistemas de ensino e conselhos municipais de educação); b) Direito e legislação educacional, c) Educação a distância, e d) Educomunicação. Atua, voluntariamente, como designer, revisor de texto e suporte técnico de periódicos científicos impressos e digitais. É líder do grupo de pesquisa Observatório de Educação para a Comunicação (ObECom), certificado pela UFCG junto do DGP/CNPq.


Claudio Messias

http://lattes.cnpq.br/3696035504338450

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é docente da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Interfaces Socais da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: educomunicação, metodologia da pesquisa, gestão da comunicação, media training e educação. 


Danielle Andrade de Souza

 


Diogo Lopes de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/3434049531680286

É professor de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) de junho de 2013. Jornalista (2004), mestre (2007) e doutor (2012). Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. É mestre em Comunicação Científica, Médica e Meio Ambiental pela Universitat Pompeu Fabra, mesma instituição onde obteve o título de doutor em Comunicação Pública. Apresentou trabalhos em congressos internacionais no México, na Espanha e na Itália e foi jornalista da equipe de projetos da Agência para a Cultura Científica e Tecnológica de Portugal (2007). Em 2008, publicou um artigo no jornal espanhol El País. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em trabalhos sobre inclusão digital e divulgação científica no campo para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) (2010). Estudou parte da carreira universitária (um ano letivo europeu ? 2001/2002) na Universidade de Salamanca, Espanha e foi estagiário no Espaço Ciência ? Museu de Ciências de Pernambuco. Em julho de 2011, passou a desenvolver a pesquisa Construindo Pontes entre a Comunidade Científica e Políticas Públicas, que pretende investigar o diálogo existente entre a comunidade científica e a classe política no Brasil na elaboração de políticas para a ciência e a tecnologia. Entre outubro e dezembro de 2016, foi professor visitante do Parque Tecnológico da Paraíba. Desde março de 2019 é professor visitante do Departamento de Comunicação da Cornell University, em Ithaca, nos Estados Unidos.


Emy Pôrto Bezerra 

http://lattes.cnpq.br/6089843889393448

Possui Curso Superior em Tecnologia Química pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande-1999), mestrado e doutorado em Ciência da Informação também pela UFPB (João Pessoa - 2003 e 2018). Atualmente é Coordenador (N) e Professor Adjunto II do curso de Comunicação Social (Educomunicação) da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase na Gestão da Informação em Espaços Educacionais na Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: regimes de informação, biblioteca digital, música, educação à distância e cibercultura.


 Lígia Beatriz Carvalho de Almeida

http://lattes.cnpq.br/2040905065494417

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2012). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, Universidade de São Paulo (1984). Pedagoga pela Universidade Sagrado Coração (2012). Professora Assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, atuando com: educomunicação, gestão da comunicação, rádio, televisão, relações públicas, publicidade, jornalismo e educação, comunicação educativa, tecnologia da informação na educação, mídia educação e metodologia da pesquisa científica. Líder do Grupo de Pesquisa EpisCom, que pesquisa epistemologia da educomunicação, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e certificado pelo CNPQ.


Maíra Fernandes Martins Nunes

http://lattes.cnpq.br/8108436049357930

Maíra F. M. Nunes é professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2002), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara (2010). Cumpriu Estágio de Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em Portugal (2008). Tem experiência na área de Comunicação e Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias da comunicação e autoria; estudos de gênero, sexualidade, mídia e discurso.


Maria das Graças Amaro da Silva

http://lattes.cnpq.br/1768557601299868

Doutorado, Mestrado e Especialização em Educação, na linha de pesquisa em Estudos Culturais, Comunicação e Informação. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande, no Curso de Comunicação Social, com habilitação em Educomunicação. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Educação, com ênfase em Televisão, Cinema, Vídeo, Fotografia, Mídia, Estética, Direção de Filmes, Audiovisual, Comunicação Comparada, História da comunicação, Fundamentos da Educomunicação I e II, Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais, Mídia e infância, Fotografia, imagem e sociedade, Práticas Educomunicativas em fotografia, Práticas Educomunicativas em Audiovisual, Práticas Educomunicativas em TV, entre outros.


Noujain Pereira

http://lattes.cnpq.br/2365882864610681

Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação desde 2010. Doutor em Gestão Empresarial (2011, possui Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Rádio, Comunicação Rural e Comunitária, Administração Rural e Gestão de Empresas.


Raija Maria Vanderlei de Almeida

http://lattes.cnpq.br/6843530704194631

Professora há mais de 15 anos e uma das fundadoras do curso de graduação de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande, com linha de formação em Educomunicação, criado em 2009. Atualmente leciono disciplinas como Mídia e Infância - Comunicação em Espaços de Educação Formal - Linguagem Publicitária em Espaços Educativos, sempre na perspectiva da educação para os media. Minha formação acadêmica tem base na graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com mestrado em Serviço Social, na área de Políticas Sociais, também pela UFPB, com a dissertação: PROPAGANDA POLÍTICA: CONSTRUINDO IMAGENS PARA A LEGITIMAÇÃO DO PODER (2003).Atualmente participo da equipe de pesquisa do CNPq, Jovens e Consumo Midiático, coordenado nacionalmente pela Prof. Nilda Jacks, como coordenadora do Estado da Paraíba. Também coordeno um grupo de pesquisa cadastrado pelo CNPq chamado EducomGames. Há mais de 10 anos meu olhar de pesquisadora tem se voltado para a relação entre mídia-infância-educação, orientando e desenvolvendo diversos trabalhos nessa linha temática. Doutoranda da USP em História Social sob a orientação do Professor Doutor Marcos Silva com o tema: Nós e os outros na Disney Renaissance: cultura e identidades na década de 1990.


Rosildo Raimundo de Brito

http://lattes.cnpq.br/5096291043002010

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1997). Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Atualmente é professor efetivo do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e aluno do Doutorado Interinstitucional em História Social (2017/2021) da USP/UFCG. Realiza estudos no campo da Comunicação Social com interfaces variadas, com ênfase em Comunicação e Educação; Comunicação e História; Comunicação, Política e Cotidiano; e Humor gráfico. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página