Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Corpo Docente - Música


Alba Valéria Vieira da Silva

http://lattes.cnpq.br/6875576509516680

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e mestrado em Música Prática Musicais pela Universidade Federal da Bahia (1999). Foi professora de clarinete do Conservatório Pernambucano e Escola Anthenor Navarro de João Pessoa. Participou como clarinetista da Orquestra Sinfônica Jovem e do O.S do Estado da Paraíba Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, interpretação, história, música de câmera e projeto musical. Realiza por anos Projetos de Extensão na UFCG na área prática instrumental.


Ângela Perazzo da Nóbrega

http://lattes.cnpq.br/0962753496211016

Começou seus estudos de violino em João Pessoa - PB, com os professores José Ademar Rocha e Leopoldo Nogueira. Graduou-se na Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação dos professores Pedro Pinto e Yerko Tabilo Pinto. Em 1995 realizou uma turnê pelo Brasil, como violinista convidada da orquestra de Câmara de Curitiba, com os músicos e compositores Egberto Gismonti e Wagner Tiso. Durante dois anos, estudou em Porto Alegre, com o professor Marcello Guerchfeld, fazendo parte também das orquestras de câmara do Teatro São Pedro, da Unisinos e do SESI. Participou de vários festivais e "master classes", tendo como professores, Boris Belkin, Sidney Harth, Erick Friedman, Csaba Erdelyi, Leonard Felberg, entre outros. Concluiu o Mestrado em Violino na Indiana University South Bend, EUA, sob a orientação do professor Aaron Berofsky. Foi inclusa na "Dean's List" da School of the Arts da Indiana University South Bend, em razão do "Aknowledging Student Excellence" (Reconhecimento de Excelência Estudantil). Tocou, durante dois anos, na South Bend Symphony Orchestra, sob a batuta do maestro Tsung Yeh. No Rio de Janeiro, foi fundadora do Quarteto de Cordas Inanna e membro da Orquestra Sinfônica Brasileira, atuando no naipe dos primeiros violinos durante 4 anos. Teve ainda aulas com os professores Paulo Bosísio e Michel Bessler. Foi solista da Orquestra do Rio Grande do Norte. Foi membro da Orquestra Sinfônica da Paraíba, no naipe dos primeiros violinos. Na Escola de Música Anthenor Navarro, lecionou violino e, na graduação da Universidade Federal de Pernambuco, violino e viola. Atualmente é professora efetiva de violino e de viola na Universidade Federal de Campina Grande e integrante do Duo Perazzo & Ribbas de violino e violão. No ano de 2017, realizou o curso de capacitação "Filosofia do Suzuki" com a professora Shinobu Saito. Ministrou duas oficinas de violino no Teatro Municipal de Campina Grande - PB durante os anos de 2016 e 2017.


Cleisson de Castro Melo

http://lattes.cnpq.br/0744685566757444

Professor da UFCG, Cleisson Melo, mais conhecido como Son Melo, é doutor em Composição pela Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche (PDSE-CAPES) na Universidade de Helsinki. Está ligado aos grupos de pesquisa PAMVILLA, sob coordenação do Prof. Paulo de Tarso Salles; Semiotics of Cultural Heritage sob coordenação do Prof. Eero Tarasti; e NEMUS (Núcleo de Estudos Musicais) sob coordenação do Prof. Pablo Sotuyo Blanco. Membro do ISI (International Semiotics Institute), IASS-AIS (International Association for Semiotic Studies) e do Musical Signification (ICMS). Também está contribuindo com a Academy of Cultural Heritage (ACU) dirigida pelo Prof. Eero Tarasti. Tem experiência na área de Artes com ênfase em Composição Musical, Análise Musical , Semiótica da Música e Produção Musical. Algumas de suas obras já foram executadas pelo OSUFBA e grupos de câmara. Contrabaixista, arranjador e produtor musical, atua no cenário musical profissionalmente desde 1993, contabilizando mais de 40 CD's neste percurso. Já acompanhou artista como Alexandre Leão, Jurandir Santana (Espanha), Jeff Decker (USA), Ivan Houl, Don Lula Nascimento e Avant Garden Jazz Band, Inter-Jazz, André Bernard, Manuela Rodrigues, dentre tantos outros, pelo Brasil e exterior. Tem larga experiência em estúdio e gravação, com conhecimentos sobre sistemas analógicos e digitais de gravação, edições e pré/pós produção


Francieudo da Silva Torres

http://lattes.cnpq.br/5410043932291687

Francieudo Torres é Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asuncíon, Especialista em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes e Bacharel em Música (violoncelo) pela Universidade Federal da Paraíba sob a orientação do Professor Nelson Campos (1993 ? 1996). Atuou como primeiro violoncelo em várias orquestras a exemplo da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (1990), Orquestra de Câmara Nordeste (1992), Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas (1993), Orquestra de Câmara Jovens Solistas do Nordeste (1995), Orquestra Sinfônica da Paraíba (1999 - 2009). Foi violoncelista do quarteto de cordas da Escola de Música Antenor Navarro onde foi premiado no Concurso Nacional de Música de Câmara ?CIDADE DE ARAÇATUBA? (1995). Em 1999 cria a Camerata Brasílica atuando como primeiro violoncelo e coordenador artístico. Com a Camerata foi vencedor do ?III Concurso Nacional de Música de Câmara? (2001) promovido pela Universidade Federal da Paraíba, conquistou o 3º prêmio e o prêmio júri popular no ?I Concurso Nacional de Música de Câmara de Londrina? durante o Festival de Música de Londrina ? PR (2006). Ainda com a Camerata Brasílica gravou e lançou os CDs ?Concerto Brasileiro? juntamente Radegundis Feitosa (2002), ?Retratos da Música Brasileira? (2002), e o CD intitulado ?Brasilêra? (2006). Atualmente é o primeiro violoncelo e coordenador artístico da Orquestra de Cordas de Campina Grande, diretor artístico da Orquestra de Câmara da UFCG e professor da classe de violoncelo da Universidade Federal de Campina Grande.


Jean Márcio Souza Silva

http://lattes.cnpq.br/4872210727183802

Possui em Bacharelado em Tuba pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Bacharelado em Trombone pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Música pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Trombone Ensino e Performance, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Performance trombone e música de câmera.


Joelson Rodrigues Miguel

http://lattes.cnpq.br/1661535820729067

Bacharel em Performance Contrabaixo Acústico pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em atividades educativas musicais desde 1984, fez parte de vários grupos musicais na Paraíba e Estados do Nordeste do Brasil, como Orquestra Sinfônica da Paraíba; Orquestras Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Eleazar de Carvalho-CE,teve participações como musicista, solista/Spalla nas referidas orquestras. Tem participado como instrumentista no Festival Virtuosi Brasil e Festival Virtuosi Internacional. É fundador, diretor Artístico e produtor de grupos musicais como: Orquestra Sivuca de Campina Grande, Orquestra de Campina Grande e Quinteto Um Toque de Classe.É professor titular deste de 1993 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) respondendo pela classe de Contrabaixo Acústico e disciplinas afins. Tem se especializado em áreas de Educação e Artes, com Pós-Graduação (Mestrado) Master in Arts - Musicologia - pela Universidade de Campbellsville KY (2005), Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción PY (2012) e Pós-Doutorando pela Florida Christian University (2017). Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program e vem também ministrando Cursos Formação Continuada em Educação Musical; Arte e Educação e Inovação Educação e Criatividade; Palestrante em Metodologia da Pesquisa Cientifica. Desenvolve vários trabalhos pedagógicos extensionista de carácter de intervenção curricular, além de trabalhos de tutoria Dissertações e Teses pela Florida Christian University.


João Valter Ferreira Filho

http://lattes.cnpq.br/7468979539899487

Doutorando em Música (Educação Musical) pela UFPB. Mestre em Educação (História da Ed. Musical) pela Universidade Federal do Piauí, possui pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação Musical e Licenciatura em Educação Artítica (Hab. Música), pela mesma Universidade. Foi professor de diversas disciplinas na Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí e no Curso Técnico de Música do Instituto Federal do Piauí. Foi professor de Música no ICESPI e Regente Titular da Schola Cantorum do Seminário Maior, como também do Coro do Mosteiro Carmelita de Teresina e do Coral da Catedral Metropolitana de Teresina. Como professor do Ensino Básico, desenvolveu diversos projetos de Educação Musical em escolas particulares do Piauí e da Paraíba. Foi Coordenador Pedagógico do Projeto de Educação Musical Ponte EntreCantos (São Paulo/SP 2014-2015) e tem assessorado diversos projetos de Educação Musical em São Paulo e na Paraíba. É professor efetivo do Curso Superior de Música (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Campina Grande, onde, além de lecionar diversas disciplinas, atua como Coordenador Acadêmico da Licenciatura em Música.


Leonardo Bernardes Margutti Pinto

http://lattes.cnpq.br/9867154472001291

Possui graduação em Composição Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Já foi bolsista de iniciação científica do CNPq por quatro períodos e professor estagiário do Centro de Musicalização Infantil da Escola de Música da UFMG, com bolsa da Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG. Recebeu o título de Master of Music - Composition do King's College London, da University of London, como bolsista da Fundação Alban (União Européia). Completou o doutorado em Composição Musical pelo King's College London em 2013, onde também atuou como professor assistente de Analise musical do sec. XX a nível de Mestrado, e composição musical a nível de graduação. Várias de suas composições têm sido apresentadas em recitais, principalmente em Minas Gerais e Londres, tendo a peça Identidades encomendada e estreada pela Filarmônica de Minas Gerais .


Luis Otávio Teixeira Passos

http://lattes.cnpq.br/4695796070666672

Luís Otávio Teixeira Passos (1980) é formado em música (composição) pela Escola de Música da UFMG (2004), onde foi aluno de Gilberto Carvalho, Rogério Vasconcelos, Oiliam Lanna e Sérgio Freire. Nesse período escreveu obras de câmara, orquestrais e eletroacústicas. Sua obra Imagens, para orquestra, recebeu menção honrosa no Harvard Bach Society Composition Competition em 2004. Em 2007, conclui o mestrado em composição pela UFRGS sob orientação de Celso Loureiro Chaves. Compôs um conjunto de obras para instrumento solo e uma obra para câmara cujos processos composicionais foram discutidos no memorial? Motivações e processos estruturantes em um conjunto de cinco obras?. Dessas obras,? Feixe de luz, desolado e turno, no anoitecer? foi apresentada na XVIII Bienal de Música Contemporânea Brasileira. Foi também aluno de Antônio Borges Cunha. Com bolsa concedida pela Capes e Fulbright recebeu o título de Doctor of Musical Arts da University of Texas at Austin em 2011 com a tese? Concerto for Orchestra? que consiste da composição de um concerto para grande orquestra e de uma reflexão estética e técnica do processo composicional empregado nessa obra. No doutorado, foi aluno de Donald Grantham, Russell Pinkston, Bruce Pennycook e Yevgeniy Sharlat. Desse período, seu Quarteto de Cordas foi selecionado para ser apresentado no festival Future Places, na Casa da Música, Porto, Portugal. Passos também escreveu obras eletroacústicas, e com a orientação de Russell Pinkston, elaborou um programa para processamento de som em Max/Msp para a peça de teatro PIGS R UZ de Heloise Gold.


Marisa Nóbrega Rodrigues

http://lattes.cnpq.br/9955034470296186

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade Federal da Paraíba; mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. É professora da Universidade Federal de Campina Grande,atuando no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Música e em diversos projetos de formação de professores. Ainda, orienta alunos na disciplina Estágio Supervisionado do referido curso. Tem experiência na área de Educação Básica com ênfase no ensino de música.


Regiane Hiromi Yamaguchi

http://lattes.cnpq.br/5108453059331124

Possui graduação em Bacharelado em Musica - Instrumento: Piano pela Universidade Estadual de Campinas (1999), especialização pela Musikhochschule Karlsruhe (2003), Mestrado em Piano Performance and Pedagogy - Pennsylvania State University (2005) e Doutorado em Música - Collaborative Piano (Piano em Música de Câmara e Acompanhamento) - Cleveland Institute of Music (2010). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do piano, música de câmara, tópicos, organização de recital de música de câmara e piano trios.


Romero Ricardo Damião de Araújo

http://lattes.cnpq.br/1461825045855989

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1973). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, flauta doce, construção de instrumentos musicais alternativos, música orquestral, música brasileira e música e tecnologia digital.


Vladimir Alexandro Pereira Silva

http://lattes.cnpq.br/5912072788725094

Tenor e regente, é doutor em Regência pela Louisiana State University (EUA). Estudou composição com José Alberto Kaplan; regência com Erick Vasconcelos (Brasil), Kenneth Fulton (EUA) e Sara Lynn Byrd (EUA); e canto com Jasmin Martorell (França) e Lori Bade (EUA). Já regeu vários grupos, dentre os quais o Coral Universitário Gazzi de Sá (UFPB), Madrigal Vox Nostra, Madrigal Vox Popvli, Madrigal da UFBA, LSU Chamber Singers, LSU Women?s Chorus, Orleans Chamber Singers, Madrigal da UFPI, Coro em Canto, Camerata Brasílica, Orquestra Sivuca, a Orquestra do Festival Internacional de Música de Campina Grande e a Orquestra Jovem do Projeto Música Para Todos. Além do Brasil, já atuou como regente, solista e conferencista na Argentina, França, Itália, Áustria, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Alemanha. Tem participado de vários festivais de música, coordenando, julgando, regendo, ministrando palestras e masterclasses. Dentre os mais importantes estão o Festival Nacional de Música da UFG (Goiânia-GO, 2007, 2017 e 2018), o Festival de Música de Londrina (Londrina-PR, 2008 e 2009), o Festival Bach (Salvador-BA, 2012) e o Festival Internacional de Música de Campina Grande, evento do qual é diretor artístico desde 2011. No seu repertório como tenor solista constam obras de J. S. Bach, W. A. Mozart, J. Haydn e F. Mendelssohn, que já interpretou sob a regência de Kenneth Fulton (EUA), Daisuke Soga (Japão), Elena Herrera (Cuba) e José Maurício Brandão (Brasil). Com diferentes grupos, participou, regendo e/ou cantando, da world première de várias peças de compositores como Eli-Eri Moura, Z. Randall Stroope, Reginaldo Carvalho, Amaro Borges e Liduino Pitombeira. Desde 1993, atua no ensino superior, no âmbito da graduação e da pós-graduação, tendo colaborado com várias universidades no Brasil e exterior, tanto como professor convidado como artist in residency, a exemplo da UFPI, UFBA, UFPB, UFCG, UFG, UFSM, UFRN, UFMA, UFMG, UFCA, UFPE, URCA, UEAM, UEMA, UEPA, UEL, UEPB, UNICAMP, Louisiana State University, University of Montevallo, Texas A & M University, Mississippi State University, Oklahoma Central University e Auburn University. Convidado pela FUNARTE, já ministrou aulas no Painel FUNARTE de Regência Coral em Recife-PE (2008), São Carlos-SP (2010), Vassouras-RJ (2011), Belém-PA (2012), Rio Branco-AC (2013) e São João D?El Rey-MG (2014). Vladimir Silva tem artigos publicados em diversas revistas especializadas, dentre as quais Choral Journal, Per Musi, Música Hodie, Educação e Compromisso, Opus, Ictus e European Review of Artistic Studies. É sócio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da American Choral Directors Association. No campo da pesquisa, tem se dedicado à metodologia do ensaio coral e ao repertório coral brasileiro, especialmente ao estudo das obras de compositores paraibanos, destacando-se, neste contexto, o nome de Reginaldo Carvalho. Como compositor, tem escrito obras corais para diferentes formações, destacando-se as peças para vozes infantis, dentre as quais A fábula (en) cantada, publicada pela FUNARTE (2010), e Cantate Domino, publicada pela Gentry Publication / Hal Leonard (2016). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba (2011-2013). Atualmente, é professor da UFCG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página