Envio de Material GT´s
Período de submissão
16/12/2020 a 29/12/2020
Escolha o Grupo de Trabalho deseja participar, preencha o formulário e envie o seu material para a comissão organizadora.
1 CRIANÇAS E INFÂNCIAS Coordenação: Profª. Dra. Rute Pereira Alves de Araújo - UAEd/UFCG e Profª. Me. Elaine Tayse de Sousa / PMCG O GT tem como proposta discutir e ampliar os conhecimentos produzidos no campo dos Estudos da Criança e Infâncias entendendo a sua natureza interdisciplinar. Discutir a evolução do conceito de criança e infância a partir de uma perspectiva política/sociológica. Assim, esse GT, busca trazer à discussão estudos e pesquisas que versem sobre as imagens sociais das crianças e de suas infâncias, tecidas a partir dos diversos modos de (re) existência e suas representatividades traduzidas em práticas sociais, subjetividades, expressão cultural, como modo de habitar os territórios da infância, bem como, fortalecer o diálogo com os estudos da infância, contribuindo para a visibilidade e a compreensão da concepção de infâncias/crianças, reconhecendo-as como sujeitos de direitos. Nessa perspectiva destacamos os estudos de gênero, sexualidade, corpo, brincadeiras, interculturalidade, questões étnicas e raciais, politicas voltadas para a educação, sáude, cultura e inclusão, entre outras. |
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2 ARTE E INFÂNCIA Coordenação: Profª. Dra. Maria das Graças Oliveira - UAEd/UFCG e Valdenise Lima Pimentel Nogueira, Professora e Mestranda do PPGE/CE/UFPB EMENTA- O GT propõe discutir trabalhos que apresentem temáticas que abordem o papel da Arte na infância em instituições escolares e não escolares, a Arte e a Infância nos cursos de formação inicial e continuada de professores da educação infantil, a Arte nos currículos oficiais da educação infantil e a experiência das crianças com a arte em espaços escolares e não escolares. |
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3 CULTURA E EDUCAÇÃO INFANTIL Coordenação: Profª. Dra. Kátia Campos – PPGE/UAEd/ UFCG e Tahis Emanuela dos Santos, Mestranda do PPGE/UAEd/UFCG EMENTA- Políticas Educacionais e Educação Infantil. Contextos Plurais, crianças e infâncias. Identidades culturais na produção das infâncias e na constituição do sujeito criança. Práticas docentes na creche e na pré-escola. |
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4 LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL Coordenação: Profª. Mestre Gabrielle de Lima Sousa -UAEI/UFCG e Prof Mestre Tania Lucia de Araujo Queiroz- UAEI/UFCG Neste GT, discutiremos aspectos relacionados à Literatura Infantil no contexto da Educação Infantil. Contemplaremos pesquisas e relatos de práticas que versem sobre a mediação da leitura de literatura, os diferentes gêneros literários e o letramento literário junto aos bebês e às crianças bem pequenas e pequenas. Também estudos que reflitam sobre as articulações entre teorias e práticas que valorizem a escuta, a interação e a brincadeira na abordagem do literário na Educação Infantil, de maneira a contribuir para o desenvolvimento das potencialidades da criança leitora. |
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5 LINGUAGENS DA ARTE E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Coordenação: Profª Doutoranda Jalmira Linhares Damasceno - CCHSA/UFPB/Bananeiras e João Pedro de Andrade - Mestrando do PPGE/UFPB e Fernanda Cruz - Mestranda do PPGE/UFCG EMENTA- Linguagens da arte e experiência estética na Educação Infantil - Esse grupo de trabalho agrega discussões e práticas pedagógicas direcionadas às relações entre as linguagens da arte (cênica: dança e teatro; música e artes visuais: pintura, escultura, cinema... entre outras), abordando também reflexões sobre a experiência estética em situações diversificadas de experimentação e expressão da criança pequena. |
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6 PRÁTICAS DOCENTES EM LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Coordenação: Profª Drª Gilvânia Maurício Dias de Pontes - UFRN e Professora Natália Medeiros de Oliveira – mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFRN EMENTA – O GT propõe promover diálogos sobre a organização práticas docentes com linguagens artísticas na Educação Infantil, observando o professor como mediador que pode aproximar as crianças das produções da arte de forma significativa. Os trabalhos poderão versar sobre as práticas docentes com diferentes linguagens; sobre a relação entre experiências estéticas vivenciadas por crianças e adultos na Educação Infantil e a organização de práticas; e sobre a construção do fazer docente voltado para linguagens como desenho, pintura, escultura, modelagem e/ou produções audiovisuais. |
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