Informações SENAEDINF UFCG
Período de submissão
16/12/2020 a 29/12/2020
Informações
Os participantes do evento poderão se inscrever com ou sem apresentação de trabalhos.
Inscrição com apresentação de trabalhos
Normas:
Os trabalhos podem ser submetidos nas modalidades: pesquisa em andamento, pesquisa concluída e relato de experiência. Pode-se propor um trabalho por autor e coautor, sendo um autor e até dois coautores. O número de trabalhos por Grupo de Trabalho está limitado a 20. As submissões serão aceitas até esse limite.
Para a inscrição com submissão de trabalhos, todos os autores devem estar inscritos no evento e deverão produzir um resumo expandido que atenda às seguintes normas:
O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem contar os espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:
- Objeto de estudo
- Objetivo geral
- Referencial teórico
- Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)
- Resultados
- Referências
A formatação deve obedecer às seguintes orientações:
- O corpo do resumo deve vir em Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5
- Citações em destaque e notas de rodapé com espaçamento entre linhas 1,0 cm
- Título do trabalho na mesma fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado.
- Nomes completos do(s) autor(es), seguido(s) de-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.
- Subtítulos indicativos das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito.
- Alinhamento dos parágrafos justificado.
- Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé.
- Página tamanho A4.
- Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita com 2,0 cm.
- As referências e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.
Os resumos expandidos aceitos no evento serão publicados posteriormente em seus Anais.
Os trabalhos podem ser inscritos em um dos Grupos de Trabalho - GT a seguir:
GT 1 CRIANÇAS E INFÂNCIAS
Coordenação: Profª. Dra. Rute Pereira Alves de Araújo - UAEd/UFCG e Profª. Me. Elaine Tayse de Sousa / PMCG
O GT tem como proposta discutir e ampliar os conhecimentos produzidos no campo dos Estudos da Criança e Infâncias entendendo a sua natureza interdisciplinar. Discutir a evolução do conceito de criança e infância a partir de uma perspectiva política/sociológica. Assim, esse GT, busca trazer à discussão estudos e pesquisas que versem sobre as imagens sociais das crianças e de suas infâncias, tecidas a partir dos diversos modos de (re) existência e suas representatividades traduzidas em práticas sociais, subjetividades, expressão cultural, como modo de habitar os territórios da infância, bem como, fortalecer o diálogo com os estudos da infância, contribuindo para a visibilidade e a compreensão da concepção de infâncias/crianças, reconhecendo-as como sujeitos de direitos. Nessa perspectiva destacamos os estudos de gênero, sexualidade, corpo, brincadeiras, interculturalidade, questões étnicas e raciais, politicas voltadas para a educação, sáude, cultura e inclusão, entre outras.
GT 2 ARTE E INFÂNCIA
Coordenação: Profª. Dra. Maria das Graças Oliveira - UAEd/UFCG e Valdenise Lima Pimentel Nogueira, Professora e Mestranda do PPGE/CE/UFPB
EMENTA- O GT propõe discutir trabalhos que apresentem temáticas que abordem o papel da Arte na infância em instituições escolares e não escolares, a Arte e a Infância nos cursos de formação inicial e continuada de professores da educação infantil, a Arte nos currículos oficiais da educação infantil e a experiência das crianças com a arte em espaços escolares e não escolares.
GT 3 CULTURA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Coordenação: Profª. Dra. Kátia Campos - PPGE/UAEd/UFCG e Tahis Emanuela dos Santos, Mestranda do PPGE/UAEd/UFCG
EMENTA- Políticas Educacionais e Educação Infantil. Contextos Plurais, crianças e infâncias. Identidades culturais na produção das infâncias e na constituição do sujeito criança. Práticas docentes na creche e na pré-escola.
GT 4 LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Coordenação: Profª. Mestre Gabrielle de Lima Sousa -UAEI/UFCG e Profª Mestre Tania Lucia de Araujo Queiroz- UAEI/UFCG
Neste GT, discutiremos aspectos relacionados à Literatura Infantil no contexto da Educação Infantil. Contemplaremos pesquisas e relatos de práticas que versem sobre a mediação da leitura de literatura, os diferentes gêneros literários e o letramento literário junto aos bebês e às crianças bem pequenas e pequenas. Também estudos que reflitam sobre as articulações entre teorias e práticas que valorizem a escuta, a interação e a brincadeira na abordagem do literário na Educação Infantil, de maneira a contribuir para o desenvolvimento das potencialidades da criança leitora.
GT 5 LINGUAGENS DA ARTE E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Coordenação: Profª Doutoranda Jalmira Linhares Damasceno - CCHSA/UFPB/Bananeiras; João Pedro de Andrade - Mestrando do PPGE/UFPB e Fernanda Cruz - Mestranda do PPGE/UFCG
EMENTA- Linguagens da arte e experiência estética na Educação Infantil - Esse grupo de trabalho agrega discussões e práticas pedagógicas direcionadas às relações entre as linguagens da arte (cênica: dança e teatro; música e artes visuais: pintura, escultura, cinema... entre outras), abordando também reflexões sobre a experiência estética em situações diversificadas de experimentação e expressão da criança pequena.
GT 6 PRÁTICAS DOCENTES EM LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Coordenação: Gilvânia Maurício Dias de Pontes (UFRN) e Natália Medeiros de Oliveira (UFRN)
EMENTA – O GT propõe promover diálogos sobre a organização práticas docentes com linguagens artísticas na Educação Infantil, observando o professor como mediador que pode aproximar as crianças das produções da arte de forma significativa. Os trabalhos poderão versar sobre as práticas docentes com diferentes linguagens; sobre a relação entre experiências estéticas vivenciadas por crianças e adultos na Educação Infantil e a organização de práticas; e sobre a construção do fazer docente voltado para linguagens como desenho, pintura, escultura, modelagem e/ou produções audiovisuais.
Redes Sociais