Corpo Docente - UAED
Alexsandra Félix de Brito
http://lattes.cnpq.br/6295606540841776
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2003). Professora efetiva (Adjunto II) da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Campus I) nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, desde 2011. Foi professora substituta (durante oito anos) da área de Educação Matemática da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG. Atuou como professora de Matemática no Ensino Fundamental, foi da equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Campina Grande - PB - e professora formadora do Programa Pacto Nacional para a Idade Certa - PNAIC/MEC - nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. Tem experiências na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da Matemática; Metodologia no Ensino da Matemática; Formação de professores; Materiais didáticos no ensino da matemática; Jogos pedagógicos; Processo de ensino e aprendizagem da matemática; Números e Operações; Geometria e Grandezas Geométricas.
Andréia Ferreira da Silva
http://lattes.cnpq.br/7044283534835116
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Foi docente da Universidade Federal de Goiás no período de 1994 a 2009. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de avaliação em larga escala da educação básica e formação de professores. Ocupou a coordenação do PPGEd/UFCG no período 2015 a 2018. É docente do quadro permanente deste programa. , Foi vice-coordenadora do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste (FORPREd/NE), vinculado à ANPEd, no período 2017 a 2018. Ocupa atualmente a vice-diretoria da ANPAE do estado da Paraíba (2017/2018). É pesquisadora associada à ANPEd e à SBPC.
André Augusto Diniz Lira
http://lattes.cnpq.br/8891017471432810
Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG. Estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada na UFRN. Atualmente em Estágio pós-doutoral em Educação na FCC, no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade- Educação (CIERS-Ed) Doutor, Mestre e Especialista em Educação pela UFRN; Especialista em Bíblia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Licenciado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela UEPB. Pesquisas e orientações em: representações sociais e identidades na educação; fracasso e sucesso no âmbito escolar e universitário; desigualdades socioculturais e educação. Estudos com representações sociais com o alunado, o professorado e outros educadores. Tenho interesse particular na Teoria das Representações Sociais [Serge Moscovici], na obra de Pierre Bourdieu e, mais recentemente, na obra de Jerome Bruner e em suas interlocuções com a educação.
Antônio Gláucio de Sousa Gomes
http://lattes.cnpq.br/1179291786753686
Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, graduado em Licenciatura Plena em ciências biologicas pela Universidade Estadual da Paraíba Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande, experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.
Antônio Lisboa Leitão de Souza
http://lattes.cnpq.br/8288392835017165
Antônio Lisboa Leitão de Souza é filósofo e pedagogo de formação, tendo concluído o Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2002, com estágio na Universitè Paris 8 e na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS/Paris. Trabalhou como docente na UFRN entre 1993 e 2010, onde atuou nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração institucional (chefe de Departamento e coordenador de cursos de graduação e de pós-graduação). Atuou como pesquisador permanente, depois colaborador do PPGED/UFRN entre 2006 e 2015. Desde 2011 é professor ASSOCIADO da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd-UAED-CH, onde orienta estudos e pesquisas na Linha História, Política e Gestão Educacionais. Tem participado de eventos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior, publicado trabalhos em periódicos, capítulos de livros e em anais de eventos nas áreas de Educação, Filosofia e Política. Na área de Educação, tem atuado com ênfase nas seguintes temáticas: Política Educacional, Trabalho e Formação Docente e Gestão e Avaliação da Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos, e os termos mais frequentes na contextualização da produção científica em seu currículo são: Política Educacional, Projeto Político-Pedagógico, Educação Infantil, Educação Básica, Políticas de Formação e Trabalho Docente, Gestão Educacional e Educação Pública. Atualmente, o interesse de pesquisa se volta para as seguintes temáticas, dentre outras: privatização da educação básica; relação público-privado na educação; Estado e direito à educação dos povos tradicionais na Paraíba; políticas de educação ambiental na perspectiva do Bem Viver. Como parte de sua experiência no âmbito da pesquisa e pós-graduação, foi coordenador dos Grupos de Pesquisa 'Educação e Sociedade' e 'Gestão, Trabalho e Políticas Educacionais-GETEPE'- cadastrados no CNPq. Em sua atuação institucional, destaca-se também a militância político-sindical, tendo exercido funções de direção no movimento docente (ADURN-S.Sind., ADUFCG-S.Sind. e ANDES-Sindicato Nacional) e em entidades acadêmicas como a ANPED, onde foi coordenador do GT5-Estado e Política Educacional (4 anos) e é o atual coordenador do Comitê Científico; e a ANPAE, da qual foi Diretor de Formação e Desenvolvimento (4 anos). Também foi membro e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Campina Grande-PB de 2014 a 2016.
Carlos Augusto de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/3616129907538617
Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2002) e graduação em Ciências, com Habilitação em Matemática, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1989). Atualmente, é professor Adjunto 1, com Dedicação Exclusiva, na Unidade de Educação (UAEd), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Campina Grande, Paraíba. Possui experiência na área de Educação, básica e superior, com ênfase em Política Educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão democrática, políticas educacionais, políticas públicas, participação e políticas sociais.
Dalila Castelliano de Vasconcelos
http://lattes.cnpq.br/0108130414374624
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Paraíba- UFPB (2017), com doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid- UCM. Atualmente ,é professora da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, na Unidade Acadêmica de Educação. Psicóloga e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB . Atua principalmente nas seguintes áreas: psicologia da educação, psicologia social, gênero e desenvolvimento humano.
Dorivaldo Alves Salustiano
http://lattes.cnpq.br/7402127637978502
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006).
Edileuza Custódio Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/2062847108369493
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Magistério das Séries Iniciais (1987) e em Magistério das Matérias Pedagógicas (1989), pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). É professora da Universidade Federal de Campina Grande, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de professores, educação de jovens e adultos, prática de ensino e estágio supervisionado.
Fabiana Ramos
http://lattes.cnpq.br/3523474491236304
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Doutorado em Linguística também pela UFPB (2015). Atualmente é professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, atuando no PPGEd/ UFCG, principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação do professor, construção identitária docente, letramento, formação de leitores e literatura infantil.
Fabíola Cordeiro de Vasconcelos
http://lattes.cnpq.br/2241716369821413
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992) e mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente, é professora lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores, ensino de leitura e literatura infantil.
Fernanda de Lourdes Almeida Leal
http://lattes.cnpq.br/3903592587935367
Possui Licenciatura Plena em Psicologia (1995) e formação em Psicologia Clínica (1996), pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Professora da Unidade Acadêmica de Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, desde 2002. Foi coordenadora administrativa desta Unidade no período de 2014 a 2016. Coordenou as duas edições do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (2012 e 2014), realizado pela UAEd/UFCG, em parceria com o Ministério da Educação e secretarias municipais de educação do estado da Paraíba. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados às seguintes áreas: Educação do Campo, Educação Infantil do Campo, Contextos Específicos e processos de subjetivação. Coordenou, na região nordeste, a pesquisa nacional Caracterização das Práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos em territórios rurais brasileiros (MEC/UFRGS), que contou com a participação de pesquisadores de IES de todas as regiões do país e foi desenvolvida no período de 2011 a 2012. Coordena a pesquisa "Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural ? aspectos quantitativos e qualitativos" (Chamada Universal ? MCTI/CNPq no. 14/2014). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Integra o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/CH/UFCG, na Linha Práticas Educativas e Diversidade.
Francisco das Chagas de Loiola Sousa
http://lattes.cnpq.br/5916201171567416
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação na prática, política educacional, formação continuada, historia e pesquisa em educação.
Ireneide Gomes de Abreu
http://lattes.cnpq.br/7967580792029663
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba(1980), especialização em Curso de Especialização em Administração de pela Universidade Federal da Paraíba(1983), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba(1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba(2001) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande(2013). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Campina Grande e Membro de corpo editorial da REVISTA ELETRÔNICA IPPEDS. Atuando principalmente nos seguintes temas:Semiárido Paraibano Ensino Fundamental Sustentabil.
José Luiz Ferreira
http://lattes.cnpq.br/2532903444034533
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1986), Mestrado (1996) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor no Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Esporte (GEEFES).Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, relações de gênero, pedagogia e educação física.
Kátia Patrício Benevides Campos
http://lattes.cnpq.br/0261889946629853
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande/UAED na área de Educação, atuando principalmente na educação infantil, educação inclusiva, ensino-aprendizagem e deficiência intelectual. Atuou na coordenação-adjunta das duas edições do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (2012 e 2014), realizado pela UAEd/UFCG, em parceria com o Ministério da Educação e secretarias municipais de educação do estado da Paraíba. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Integra o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/CH/UFCG, na Linha Práticas Educativas e Diversidade.
Keila Queiroz e Silva
http://lattes.cnpq.br/8319598000382239
Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1994), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, (2008). Atualmente é professora associado II da Universidade Federal de Campina Grande, professora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFCG). É pesquisadora e coordenadora do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI/UFCG). Tem experiência na área de ensino de História, com ênfase em História do Brasil/Campina Grande e em Sociologia com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, Corpos, Gênero, Identidades Etárias, Família, Infância, Juventude, Velhice, Educação Patrimonial /Popular Intergeracional, subjetividades e história oral.
Luciana Leandro da Silva
http://lattes.cnpq.br/6417395216828103
Professora da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PB) e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (LEPPE). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2006), Mestrado em Educação pela Universidade de Granada (UGR, 2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB 2014). Cursou o pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), junto ao Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas. As pesquisas realizadas nos últimos anos envolvem os seguintes temas: Políticas de Formação de Professores, Políticas de Avaliação, Reformas Educativas, Financiamento, Internacionalização e Transnacionalização Educativa, Educação Comparada e Pedagogia Universitária.
Maria das Graças Oliveira
http://lattes.cnpq.br/8460227523466784
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1991), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência em docência na área de Educação com turmas de Educação Infantil e anos iniciais da Educação Básica. Atua em pesquisas com ênfase em Educação, principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil; relação entre a família e a creche pública, docência na Educação Infantil, práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil.
Maria de Fátima Alves da Costa
http://lattes.cnpq.br/5290512017403409
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, interação e ensino, leitura, léxico, gêneros textuais e formação docente.
Maria do Socorro Pereira
http://lattes.cnpq.br/7569204441119599
Possui mestrado em Sociologia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1992). Para a obtenção do título de Mestre, desenvolveu pesquisa relacionada às áreas de trabalho, família e identidade de gênero, o que resultou na dissertação "Família e trabalho na construção da identidade feminina"- orientada pela Professora Dra. Paola Capellin Giuliani. Graduada em Letras - Vernáculo/Língua Inglesa, tem experiência na área de Educação, tendo lecionado em escolas do Ensino Fundamental e Médio. Está no Ensino Superior desde o ano de 1983, quando fez concurso para a Universidade Federal da Paraíba, para a área de Língua Portuguesa e Linguística. Inicialmente ministrou disciplinas de Língua Portuguesa - Leitura e Redação, passando, após concluído seu Mestrado, a lecionar as disciplinas da área dos Fundamentos da Educação - Introdução à Sociologia e Sociologia da Educação. Atualmente, além de lecionar Sociologia da Educação, exerce atividades administrativas na Universidade Federal de Campina Grande, criada no ano de 2002.
Maria Gorete de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/6600285517382306
Possui graduação em Pedagogia - 13312110 pela Universidade Federal da Paraíba(1983), graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Federal da Paraíba(2014), especialização em Educação pela Universidade Federal da Paraíba(1984) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba(1997). Atualmente é Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional.
Marithiça Flaviana Florentino da Silva
http://lattes.cnpq.br/4893586285114583
Pedagoga (UFCG) e Mestra em Educação (UFPE). Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua na formação matemática e tecnológica de professores dos anos iniciais de escolarização. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Ensino Mediado pelas TIC's, atuando principalmente nos seguintes temas: grandezas geométricas e suas relações com o número fracionário, material concreto, jogos pedagógicos, inclusão digital e tecnologias da informação e comunicação.
Marta Helena Burity Serpa
http://lattes.cnpq.br/0625000726396114
Palestrante internacional, proferiu palestras em várias Universidades Francesas: Universidade Sorbonne; na Universidade Paris X, Universidade de Picardie Jules Verne e no Colóquio Internacional de autismo à convite do Governo Francês. Artigo publicado em livro da Universidade de Paris X (l' Université Paris Ouest Nanterre/ La Defense). Livros Publicados. Pós-Doutora em Educação Universidade Federal da Paraíba; Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande com Estágio Doutoral na Universidade de Paris X (Bolsista da CAPES); Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. É Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Possui Licenciatura e Formação de Psicólogo. Tem Curso em Psicopatologia da Criança na França e foi Professora de Autistas também na França. Fez vários estágios em instituições de Educação Especial na França. Foi Diretora de uma Escola Inclusiva (autistas e outros) nos anos 90 (instituição privada pioneira em João Pessoa-PB). Foi Vice-Coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial-Paraiba/UFSCAR/CAPES, sendo Coordenadora da Região de Campina Grande-PB (ONEESP). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFCG (NAI) e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Inclusão Escolar, Universitária, Sociabilidade e Sustentabilidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Inclusão no ensino superior, Educação Especial, Psicopedagogia, Autismo, violência escolar, bullying e Pedagogia Institucional.
Melânia Mendonça Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/6786946916201689
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), com área de concentração em Estado e Política Educacional. Atualmente é professora titular da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande e integrante do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação da referida Universidade. Desenvolve estudos e pesquisas em Política e História da Educação, voltando-se, mais especificamente, para: educação brasileira; políticas para a educação básica no Brasil contemporâneo; história da educação e da escola pública no Brasil; formação e trabalho docente.
Niédja Maria Ferreira de Lima
http://lattes.cnpq.br/1022078411182508
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia-UFPB (1995), mestrado em Educação -UFPB (2004) e doutorado em Educação -UFPB (2009). É professora Associado I da Universidade Federal Campina Grande (UFCG) onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, política de inclusão e história da educação. Integra, atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)-UFCG, vinculada à Linha 1 " História, Política e Gestão Educacionais". É tutora do Grupo PET Pedagogia da UFCG desde abril de 2015 e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEd /UFCG (2018).
Oscar de Lira Carneiro
http://lattes.cnpq.br/5640708608479484
OSCAR DE LIRA CARNEIRO é professor Associado I lotado na Unidade Acadêmica de Educação do campus I (Campina Grande) da UFCG. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba ( Experiência mística e metafísica em Henri Bergson, 2000) e doutorado em Letras (Letras Clássicas, língua grega) pela Universidade de São Paulo (Aprender é recordar: conhecimento e aprendizagem por reminiscência no Mênon de Platão,2009). Integra corpo docente do PRO-FILO ( mestrado profissional em filosofia UFCG/UFPR). Áreas de interesse: mitologia grega e filosofia antiga, filosofia moderna; filosofia da educação; educação, diversidade cultural e tolerância; ;filosofia contemporânea francesa(Henri Bergson); Filosofia da educação e arte (cinema e música).
Paulo Sérgio Cunha Farias
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Federal de Pernambuco e professor associado I da Universidade Federal de Campina Grande, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia econômica, geografia agrária, teorias geográficas.
Pedro Ribeiro Barbosa
http://lattes.cnpq.br/3250662693317762
Possui Graduação em Licenciatura em Química - Universidade Regional do Nordeste (1980), Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1988), Especialização em Metodologia do Ensino Superior Universidade Regional do Nordeste (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático de Matemática 2007 e 2010, parecerista do Programa Nacional do Livro Didático de Matemática EJA 2011. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase na formação de Professores para atuarem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Coordena o Laboratório de Materiais Didáticos de Ensino de Matemática - LAMADEM, além do Grupo de Pesquisa de Materiais Didáticos de Ensino de Matemática - GPMADEM.
Rossana Delmar de Lima Arcoverde
http://lattes.cnpq.br/2543323475176747
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Atualmente é professora, Associado II, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Letras) da Universidade Federal de Campina Grande; realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Linguagem e Ensino Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de linguagens, ensino-aprendizagem, tecnologias digitais, letramentos digitais e educação a distância.
Roziane Marinho Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/9508938213112138
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1993), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2003), doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, atuando na Graduação e Pós-graduação (Mestrado) na Unidade Acadêmica de Educação, com ênfase na Linha de Pesquisa: Práticas educativas e diversidade. O trabalho de Ensino, Pesquisa e Extensão está voltado para aspectos relativos à formação de professores, práticas de letramento/oralidade na escola e ensino dos gêneros orais argumentativos.
Rute Pereira Alves de Araújo
http://lattes.cnpq.br/8996628865026573
Possui graduação em Pedagogia (2000) - Licenciatura Plena - pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com habilitações em Orientação Educacional, séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil; Especialização em Educação (2004) - pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestrado em Letras - Literatura e Ensino - (2007) - pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa desenvolvida na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, metodologia, leitura literária infanto-juvenil, lúdico e educação infantil.
Silvana Eloisa da Silva Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/8849733148418921
Possui Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2007). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG. É pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI/UFCG), coordenadora de área do PIBID-Pedagogia (2014-2017) e do PIBID-Sociologia (2019), vinculada ao Programa de Especialização em Educação (PPGE/UFCG), atuando na linha de pesquisa, Educação para Diversidade. Em 2010, participou do Programa "Envelhecimento, Educação Intergeracional e Desenvolvimento Regional"(PROEXT/ UFCG/ MEC/SESu) e foi coordenadora do subprojeto "Práticas Interdisciplinares em Educação Ambiental"(UFCG/MEC/SESu). Em 2014, participou do Programa "Educação Popular, Patrimonial, Intergeracional e Ambiental: experiências transdisciplinares", sendo coordenadora do subprojeto "Educação socioambiental ecocidadã e sustentabilidade em espaços educacionais formais e informais (MEC/SESu/UFCG). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia do Meio Ambiente, Sociologia Rural e Sociologia do Desenvolvimento. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Meio ambiente, Sustentabilidade, Educação ambiental, Memória coletiva, Envelhecimento e Alfabetização de adultos e idosos
Silvia Roberta da Mota Rocha
http://lattes.cnpq.br/2138940996872822
Possui graduação em Graduação Em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Paraíba e professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: escolaridade do portador da apae/cg, formação continuada de pais e professores, apropriação da língua escrita, currículo e mediação pedagógica.
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