Letras - Língua Inglesa
Histórico do Curso
Em 1978, com a finalidade de atender às demandas dos cursos de graduação existentes na UFPB, foi criado o Departamento de Educação e Humanidades do Campus II, que inicialmente oferecia apenas disciplinas do Ciclo Básico desses cursos. Em 1979, o DEH ampliou suas atividades com a criação da Licenciatura em Pedagogia.
Em 17 de janeiro de 1980, através da Resolução nº. 23/80, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPB autorizou a criação e o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em Letras do Campus II. O reconhecimento do Curso, ocorrido em 08 de março de 1984, foi oficializado através da Portaria nº. 90/84 do MEC.
O Curso de Licenciatura em Letras do Campus II tinha como principal objetivo a formação de professores de Ensino Fundamental e Médio. O primeiro vestibular para esse Curso se realizou em 1980, pela COPERVE, com 78 candidatos inscritos, em 1a opção, que concorriam às 40 vagas oferecidas para as habilitações Licenciatura em Vernáculo, Licenciatura em Língua Estrangeira (Língua Inglesa e Língua Francesa) e suas Literaturas. Nos anos seguintes, a demanda para o Curso foi sempre superior a 100 candidatos por ano, fazendo com que este fosse um dos mais concorridos da área de Ciências Humanas do Campus II. Até o primeiro semestre letivo do ano de 1998, o Curso era apenas diurno e, a partir do segundo semestre letivo desse mesmo ano, passou a ser também noturno. Também em 1998 foi criada a Licenciatura em Língua e Literatura Espanholas e Literatura Hispano-Americana, tendo funcionado somente até 2002, quando foi encerrada por falta de professores, não tendo sido graduado nenhum aluno.
Desde o início de seu funcionamento, o Curso de Licenciatura em Letras passou por duas reformulações curriculares, em 1988 e em 1994, para adequar os conteúdos das disciplinas às necessidades de alunos e professores. Ambas as reformas tiveram como parâmetro a formação de profissionais não limitados à reprodução de conhecimentos, mas que fossem capazes de produzi-los. O Curso foi estruturado de modo a estimular a interação entre teoria e prática, entre conteúdos específicos e conteúdos pedagógicos, entre o ensino e a pesquisa.
Desde a implantação do Curso, das 2640 horas-aula de sua carga horária total, 300 horas foram reservadas à disciplina Prática de Ensino, mesmo sem haver ainda naquele momento tal exigência legal. Diferentemente do que ocorria na grande maioria dos Cursos de Letras, a Prática de Ensino desse Curso sempre foi ministrada pelos professores do próprio Departamento de Letras, que acompanhavam os alunos em várias disciplinas ao longo do Curso e que estavam capacitados para avaliar não apenas o desempenho dos estagiários do ponto de vista conteudístico, mas também didático. As experiências de ensino realizadas por essa disciplina foram desenvolvidas ora em turmas-piloto, formadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio, que funcionaram tanto em escolas quanto na própria Universidade, ora em salas de aula de escolas da rede pública.
Desde sua origem, também foi preocupação constante do Curso proporcionar aos alunos experiências com pesquisa. Por essa razão, seu currículo incluía uma disciplina voltada para metodologia científica e outra para a realização de pesquisa-piloto, com acompanhamento de professores-orientadores e apresentação pública1 do trabalho monográfico elaborado nessas disciplinas.
Com o desmembramento da UFPB e criação da UFCG, em abril de 2002, o Curso de Licenciatura em Letras manteve-se em funcionamento tal como previsto pela reformulação curricular de 1994, desta feita ambientado no Departamento de Letras, que posteriormente veio a se chamar Unidade Acadêmica de Letras (UAL).
Seguindo sua vocação para a pesquisa, ao longo de sua história, o Curso tem oferecido a seus alunos a oportunidade de desenvolver trabalhos de iniciação à pesquisa científica e de iniciação à docência através dos programas de bolsas de monitoria, de incentivo à licenciatura (PROLICEN), de iniciação científica (PIBIC), de extensão universitária (PROBEX, PIATI2), de melhoria do ensino de inglês (PIMEI3) e educação tutorial (PET). Além disso, o Curso beneficia-se das atividades de extensão, tais como as várias Semanas de Letras, os Ciclos de Estudos da Linguagem (de I a IV) – organizados ao longo de sua existência pelo antigo Departamento de Letras (hoje UAL) – e os cursos de extensão de línguas estrangeiras regularmente oferecidos desde a década de 90 do Século XX pelo Departamento de Letras – UFPB, hoje UAL/UFCG.
A graduação em Letras beneficia-se, também, das atividades desenvolvidas pelos Cursos de Especialização e pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino4, que tem realizado importantes eventos acadêmicos de âmbito nacional, a saber: um Seminário de Pesquisa, envolvendo as diferentes áreas do Curso, que se consolidou, em março de 2005, como SELIMEL (Seminário sobre o Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura), atualmente na sua quinta versão. Além deste Seminário, realizou-se, também, em junho de 2006, o I ENLIJE (Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino). Esses eventos permitem aos alunos, tanto da graduação, quanto da pós-graduação, ampliar conhecimentos e divulgar sua produção científica.
Essas ações consolidaram um padrão de qualidade do Curso que repercutiu na obtenção de conceito A em todas as realizações do Exame Nacional de Avaliação de Cursos (PROVÃO), de 1999 a 2003. Resultados positivos também foram constatados na Avaliação Institucional da UFPB, em 2000, tendo obtido conceito A para corpo docente e B para instalações, e nota 4 na avaliação do ENADE, em 2005.
Não obstante a obtenção desses resultados, pressões de natureza legal, científica e pedagógica vêm suscitando a necessidade de mudanças e adaptações na estrutura curricular do Curso, tendo em vista o reforço na relação teoria-prática; a inter-relação entre o conhecimento sobre língua e literatura, bem como a reflexão sobre o seu ensino; o estreitamento da relação entre o Curso de Licenciatura em Letras e as instituições de Ensino Fundamental e Médio e a diversificação de atividades curriculares oferecidas aos alunos.
Licenciatura | Campus Campina Grande | Diurno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 1158907 | Conceito do curso (CC) 4 | Conceito preliminar do curso (CPC) 4 | Enade 4 | Índice geral de cursos (IGC) 4
Duração do curso
9 períodos
Vagas - 1º semestre
25
Link fluxograma: http://analytics.lsd.ufcg.edu.br/cursosufcg/#/letras_lingua_inglesa_lic_d_cg/requisitos
Redes Sociais