Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO (POSLE)


História do PPGLE 


O Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) originou-se como proposta de continuidade da atuação de docentes do antigo Departamento de Letras (Universidade Federal da Paraíba), hoje Unidade Acadêmica de Letras (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG), na Pós-Graduação em Letras daquele departamento.
Após criação da UFCG, em 2002, esse grupo de docentes formulou e encaminhou à CAPES a proposta de criação de um Programa de Pós-Graduação, nomeado como Linguagem e Ensino, com uma área de concentração – Ensino-aprendizagem de língua e literatura – com duas linhas de pesquisa: Língua(gem) em contexto de ensino e Literatura e Ensino. A primeira reunia os professores com formação especializada em língua materna (Português) e em língua estrangeira (Inglês, naquela época) e a segunda, os professores com formação em Literatura. Após visitas e acompanhamento da CAPES, durante o ano de 2003, a proposta foi finalizada, resultando em sua aprovação e credenciamento pelo Comitê Técnico-Científico da CAPES, em reunião realizada em fevereiro de 2004, com início de suas atividades em agosto do mesmo ano.
Em funcionamento, o Colegiado iniciou credenciamento de professores-pesquisadores, aumentando, assim, o número de docentes, de diversas formações: Linguística, Linguística Aplicada, Estudos de Literatura e Ensino e Educação, com diferentes objetos de estudo e correntes teóricas: formação de professor (português – língua materna, inglês e francês – língua estrangeira), práticas de ensino de línguas e de literatura, leitura e ensino do texto literário, documentos oficiais e livros didáticos, oralidade e ensino, tradução, Linguística Textual, Análise do Discurso, Semiótica, além dos enfoques antropológicos e sociológicos que caracterizam muitos dos estudos de língua, linguagem e de literatura. O crescimento do número de professores-pesquisadores especializados em língua estrangeira, de um, na antiga área da UFPB, para quatro, sinalizou para o Programa a necessidade de criação de mais uma linha de pesquisa – Ensino de Línguas Estrangeiras, criada no ano de 2010.
No entanto, durante os anos de funcionamento, a necessidade de reformulação acadêmico-científica para melhor acolher essa diversidade, de modo a não comprometer a unidade da proposta, foi se tornando cada vez mais evidente, quando se relacionava a produção com a estrutura curricular, por exemplo. No ano de 2015, o Programa recebeu visitas e acompanhamento de Comissão da CAPES. Dentre as orientações apresentadas, destacava-se a necessidade de articulação entre a produção científica (dissertações e produção bibliográfica e técnica) e a estrutura acadêmica (área de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas). Coube, então, a uma Comissão de docentes do Programa (composta pelas Professoras Márcia Tavares Silva, Williany Miranda da Silva e Sinara de Oliveira Branco – então coordenadora), designada pelo Colegiado, encaminhar o processo de reestruturação que ocorreu durante o ano de 2016. O trabalho da comissão consistiu em revisar a estrutura em funcionamento, partindo da depreensão de objetos de estudo sinalizados nos projetos de pesquisa dos docentes, e apresenta-lo ao Colegiado, acolhendo também suas sugestões. Como resultado, foi aprovado o exposto a seguir:
1) Manutenção do nome do Programa, em razão da identidade construída e dos produtos desenvolvidos ao longo de sua existência. A primeira reflexão foi repensar o formato de uma única área, antes muito abrangente e generalista, para duas que dessem conta das especificidades dos sujeitos implicados. Dessa forma, foram criadas duas áreas de concentração, denominadas de ESTUDOS LITERÁRIOS e de ESTUDOS LINGUÍSTICOS.
2) Manutenção dos eixos “Linguagem” e “Ensino” em linhas de pesquisa. Para cada área, foi criada uma linha vinculada ao ensino e outra vinculada à descrição de linguagem(ns), compreendendo, ao todo, quatro e não mais três linhas como até então.


Coordenação: Prof. Dra. Denise Lino de Araújo, desde 02 de Maio de 2017.

Secretário: José Noberto Tavares Júnior, desde fevereiro de 2016

Site: http://posle.ufcg.edu.br/index.php?title=Posle

registrado em:
Fim do conteúdo da página