Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

 Corpo Docente - UAL

Resumo do Lattes dos professores UAL

Nome dos professores

Resumo Lattes

Adeildo Pereira da Silva Júnior

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Campina Grande.. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística do Discurso e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, língua, sujeito, texto e manuais de Linguística.

Aline Risseli Florindo Silva

Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e aprovação no exame PROLIBRAS (2008). Trabalhou como professora da Libras na Escola Municipal de Educação Especial de Aroeiras - EMEEA (2006 a 2016) e instrutora no SENAI - CTCC (2015 a 2016). Ademais, possui uma vasta formação complementar em temas relativos à Educação de Surdos, tais como bilinguismo, metodologia e práticas de ensino e tradução. Atualmente, atua como professora do Magistério Superior na graduação em Letras-Libras da Universidade Federal de Campina Grande (2016-presente), onde também já desenvolveu funções administrativas.

Aloísio de Medeiros Dantas

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Campina Grande.. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística do Discurso e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, língua, sujeito, texto e manuais de Linguística.

Ana Luísa Barbosa Melo (substituta)

Possui graduação em letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Atualmente é servidor público - ECI Assis Chateaubriand, possui duas especializações: uma em linguística aplicada pela (UFCG -2012) e outra em Fundamentos da Educação pela (UEPB-2013) e mestrado em Literatura e Interculturalidade pela (UEPB-2020). Atualmente pesquisa temas referente à gênero e sexualidade.

Ana Paula Sarmento Carneiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Linguística pela UFPB (2010). Atualmente é professora da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande-PB (UFCG). Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica da Unidade Acadêmica de Letras (UFCG) até 2017. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso. Atua como coordenadora do subprojeto PIBID/Letras/UFCG desde 2012.

Angela Susanne Hadumonth Jeunon

Graduação ; Licenciatura em Letras francesas, 1974 pela Uniersité des Langus et Letrres de Grenoble, França. Mestrado em Geolinguistique et Dialoctologie - Universite Stendhal, Grenoble III (1976). Especialização pela Universidade Federal de Minas Gerais: Formação de Professores; Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande.Atua como professora de alemão língua Estrangeira.

Carmen Verônica de Almeida Ribeiro Nobre

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidades Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2006), Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, habilitação em Língua e Literatura Francesas, pela UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE (1983). Atualmente é professora de Língua Francesa, da UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG.

Cleydstone Chaves dos Santos

Possui graduação em Letras Estrangeiras Modernas Inglês pela UFPB (1999), Francês pela UFCG (2004), mestrado em Letras- Linguística pela UFPB (2006) e doutorado em Estudos da Tradução pela UFSC (2014). Também tem formação linguística em alemão e espanhol pela UFCG (1996-2002). Atualmente é Professor Adjunto IV lotado na Unidade Acadêmica de Letras ? UAL ? na UFCG. Tem experiência na área de Letras com ênfase em estudos linguísticos em língua inglesa (morfologia, sintaxe, semântica e pragmática) e nos Estudos de Tradução e Tecnologia no Ensino de LE. Suas pesquisas abordam questões que dialogam com os referidos temas.

Conceição de Maria Costa Saúde

Atualmente sou doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, possuo mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Universidade Gama Filho (2015), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), sou Especialista em Libras e em Educação Inclusiva. Profissionalmente sou professora de Libras e Letras Libras na UFCG (campus I) onde desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Libras, Educação de Surdos, Fundamentos da Prática Educativa - Didática, Leitura e Escrita, Gêneros em Libras, Ensino de Libras como L1/L2, Elaboração de Materiais Pedagógicos, Libras e a Prática Pedagógica. Faço parte do grupo de Pesquisa " Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Exerço, a função de coordenadora do Projeto Práticas Pedagógicas Inclusivas e do Programa de Internacionalização Erasmus + junto a Universidade Paris 8.

Denise Lino de Araújo

Denise Lino de Araújo é Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas orienta pesquisas de mestrado e doutorado.Idealizadora e coordenadora do Projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada. Ex- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - UFCG ORCID https://orcid.org/0000-0002-5426-340X

Edmilson Luiz Rafael

Tem Graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG. Tem experiência na área de Linguística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica e foco nos seguintes objetos de estudo: prática escolar de ensino de língua e formação de professores.

Elizabeth Maria da Silva

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto IV da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. É uma das coordenadoras do Laboratório de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos (LETA), na UFCG. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

Ewerton Carlos Matos Marques

Licenciado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).Mestre em linguística pela Universidade Federal de Alagoas(UFAL). Possui experiência profissional na área de Educação Inclusiva, Libras e Formação de Professores. Participou do Projeto de Extensão "Curso de Formação para Professores de LIBRAS como L1 e L2 (PROBEX/UFCG-2016)". Possui proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (MEC/UFSC/2008) e proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS - Língua Portuguesa (MEC/UFSC/2010). Atualmente é professor da Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal de Campina Grande.

Fabrício Cordeiro Dantas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2004). É mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus Campina Grande (2009). Ensina com Dedicação Exclusiva na UFCG, Campus Campina Grande, na área de Língua Espanhola. Tem especialização em Ensino da Língua Espanhola e Literatura Hispano-Americanas pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Tem segunda graduação em Letras com Habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2019). É Diretor Executivo Voluntário da Casa de España, Sorocaba. Na área editorial, atua como parecerista ad hoc bem como revisor de artigos escritos em português, espanhol e francês publicados na revista acadêmica online intitulada "De Letra em Letra", vinculada ao Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, cursa o Doutorado em Linguística na UNICAMP atuando no projeto de pesquisa intitulado "Bilinguismo e memória linguística: estudo do contato português-espanhol em Sorocaba". Tem experiência na área de Letras-Espanhol, atuando principalmente nos seguintes temas: sociolinguística, linguística, linguística aplicada e estudos socioculturais.

Garibaldi Dantas de Oliveira

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande.

Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar

Possui graduação em Letras, habilitação Licenciatura em Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), doutoranda e mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de estudos linguísticos e línguística aplicada, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros em Libras, ensino de Libras na aprendizagem de uma segunda língua para ouvintes, história do surdo e elaboração de material didático em a área de formação e desenvolvimento de professores.

Iá Niani Belo Maia (substituta)

Doutora em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba, com extensão de pesquisa na Brigham Young University (BYU), em Utah, mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande e graduada em Letras (Tradução) pela Universidade Federal de Pernambuco. No âmbito da formação acadêmica, atua como revisora, tradutora e professora de língua inglesa. Dedica-se aos Estudos de Tradução, com foco particular nos processos culturais e indentitários da Tradução Literária.

Idelso Espinola Taset

Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidad Antonio de Nebrija (2011) -título revalidado no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN-, Especialista em Tradução Português-Espanhol pela Universidade Gama Filho (2011), Mestre em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília (2006) e Máster em Língua e Cultura Espanholas pela Universidad de Salamanca (2002). É professor efetivo no Curso de Licenciatura Espanhol na Unidade Acadêmica de Letras, Instituto de Ciências Humanas da Univerrsidade Federal de Campina Grande. Atua na área de Lingüística Aplicada, com ênfase no ensino de línguas, na produção de materiais didáticos e no desenho de cursos. Tem experiência em tradução/interpretação Inglês-Espanhol-Inglês e tradução Português-Espanhol-Português, bem como em ensino de línguas à distância.

Isis Milreu

É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE). Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.

João Pedro Wizniewsky Amaral (substituto)

Possui doutorado e mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É graduado em Letras - Português/Inglês e em Comunicação Social pela UFSM. Foi funcionário público estadual no Rio Grande do Sul, entre 2014 e 2019, atuando como professor de inglês e de literatura. Foi professor assistente de português na Towson University/MD durante os semestres de outono de 2019 e de primavera de 2020, É fundador e participante do projeto educomunicacional de extensão Estúdio de Criação. Em 2018, o projeto venceu o 11º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo MEC, na categoria Ensino Médio - Região Sul. Atualmente é professor substituto de Inglês na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Unidade Acadêmica de Letras. E-mail: jpwamaral@gmail.com

José Edilson de Amorim

Fez graduação em Letras - Licenciatura Plena - na Universidade Federal da Paraíba (1979); realizou Mestrado em Letras na UFPB (1989), na Área de Concentração em Literatura Brasileira, e cursou o Doutorado em Letras na mesma instituição e na msma área de Concetração (1998). Professor da UFPB desde 1983, atualmente é professor associado da Universidade Federal de Campina Grande, com atuação na Unidade Acadêmica de Letras, onde dá aulas de Literatura e desenvolve atividades de pesquisa com os seguintes temas: literatura e sociedade; leitura do do texto leiterário: análise e interpretação; Machado de Assis e o século XIX no Brasil; literatura rgionalista (Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo entre outros autores brasileiros).

José Hélder Pinheiro Alves

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL.

José Mário da Silva

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Regional do Nordeste(1990), especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literatura B pela Universidade Federal da Paraíba(1992), Mestrado em Língua e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2002).

Atualmente é Professor Assistente nível II da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas:Memória, Resistência, crítica poética, Literatura Portuguesa.

José Walbérico da Silva Costa (Substituto)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (Posling) na Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) na Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Especialista em Língua Portuguesa pela UFPB/FUNESO. Licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor substituto na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência no Ensino Superior, Técnico, Básico e EJA. Atuou como tutor no Curso Lato Sensu em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa - CLELP/UFPB Virtual. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Teorias Linguísticas de Base - TLB/CNPq/UFPB e do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexões de Orações - CCO/CNPq/UFF.

José Tiago Ferreira Belo

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Graduado em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). É Ativista da Educação Bilíngue para Surdos e da Escola Bilíngue para Surdos da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras-LIBRAS. Trabalha como Professor do Magistério Superior de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Coordena o Curso de Licenciatura em Letras-Libras na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Coordena o Grupo de Vestibular Letras-LIBRAS na UFCG e integrava o Projeto Informática Contextualizada para Pessoas com Deficiência Auditiva e Visual do SENAI-PB (2013), trabalhando com a Adaptação de Material Didático para o Atendimento de Alunos Surdos na Educação Profissional Inclusiva. Atuou como professor de Libras em várias Instituições de Ensino Superior e sempre participa de eventos científicos buscando aprimorar conhecimentos na área de educação e linguística de pessoas surdas, relacionada com a aquisição do português como L2. E tornou-se o primeiro Surdo a obter o titulo acadêmico de mestre da Paraíba e recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Campina Grande - CMCG. E-mail: tiagojfbelo@gmail.com

Josilene Pinheiro Mariz

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013), sobre o texto literário escrito por autoras de língua francesa fora do Hexágono. Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Mestrado e Doutorado). É também, pesquisadora no projeto DIPROLínguas: Distância e proximidade entre português, francês e outras línguas: potencial da reflexão comparativa (2018-2021) CAPES-COFECUB. Profissional de Letras: Língua e Literaturas de Língua Francesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos da relação entre língua e literatura, confluindo para reflexões sobre literaturas "ditas francófonas", africanas e de diáspora; formação de leitores de textos literários em língua estrangeira e materna; intercompreensão de línguas românicas; didática de línguas/literaturas e ensino de FLE (crianças e adultos), estudos interculturais e ensino. É tutora do PET-Letras /UFCG desde julho de 2012. Editora da Revista Letras Raras.

Joyce Gomes de Alencar

Mestrado em Universidade Federal de Alagoas (2019), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Graduada em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Certificação do Prolibras de Proficiência no uso ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras- Nível médio (2007) e Nível Superior ( 2010). Especialista em Libras pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras e Literatura. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Letras Libras, principalmente Estudos Literarios, Literatura Surda e literatura da lingua de sinais em Universidade Federal de Campina Grande.

Juliana Fernandes Montalvão Mateus

Mestranda em Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES), possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Especialista em Libras pela Faculdade Eficaz (2013). Professora substituta de Libras na UFRN para o curso de Letras Libras (2013 e 2015) e professora de LIBRAS - Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina - SUVAG/RN (2013 e 2016) e Professora substituta de Libras na UFRN para o curso de Departamento de Fundamentos e Politicas da Educação (2016). Ministrou o curso de extensão de Libras Básico na UFRN e participei da oficina para implantação do Laboratório de Letras Libras da UFRN. Atuou professora de Libras da Fundação Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/PB também sou ex-coordenadora da Área de Libras(2016 até 2019.1); ex-representante Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFCG - NAI(2017);Participei dos projetos de extensão como colaboradora Brincando e Aprendendo Libras na UAEI (2016); Formação de Professores de Libras como primeira e segunda língua (2017); Projeto de intervenção para desenvolvimento da proficiência linguística em língua portuguesa dos alunos surdos no período (2017.2); Ensino de Libras como L2: Formação de Professores de Libras (2018) também participei do projeto de extensão relacionado ao ensino de Libras como L2 (2019.2) e participei do grupo de Pesquisa "Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrada no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (26/05/2019 a 17/09/2019).

Karine Viana Amorim

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, dicionário, livro didático, tecnologia no ensino e oralidade.

Laura Dourado Loula Regis 

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING). É professora adjunta na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenadora do Projeto de Pesquisa (Re)significação da prática docente a partir das metodologias ativas, com ênfase no desenvolvimento de novas práticas metodológicas de aprendizagem.

Lino Dias Correia Neto

É graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2020), com estágio sanduíche no Laboratório CIREL (Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille) da Université Lille 3 (2018). Atualmente, é professor da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua no curso Graduação em Letras Língua portuguesa-Língua francesa. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem de línguas, didática de línguas e formação de professores.

Lorena Góis de Lima

Graduação em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Especialização em Lingua e Literatura Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Mestrado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Professora de Língua Espanhola da UFCG. Doutora em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

Luciana Vieira Alves Rocha (Substituta)

Atuou como Professora Substituta de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entre os anos de 2018 a 2021. Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialista em Ensino da Língua Portuguesa para a Educação Básica, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Graduada do Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID - LETRAS, neste programa desenvolveu o projeto intitulado "Nas trilhas da língua portuguesa: o texto em foco", atuando na Escola Estadual Monte Carmelo. Possui experiência como Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Atua em estudos sobre Linguagem, Língua, Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Linguagem em Contexto de Ensino de Português - Língua Materna.

Luciene Maria Patriota

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, gíria, livro didático, variação linguística e sala de aula.

Manassés Morais Xavier

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagem, Interação e Cultura (GELInC/UFCG); Teorias da Linguagem e Ensino (CNPq/UFCG); Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/CNPq/UFPB); e O Círculo de Bakhtin em Diálogo (CNPq/UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formação de professores e de comunicadores sociais, leitura, análise linguística, gêneros jornalísticos e midiáticos, práticas educomunicativas e redes sociais digitais. E-mail: manassesmxavier@yahoo.com.br

Márcia Candeia Rodrigues

Possui graduação em Letras pela Universidade Potiguar (1999), mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e é doutora pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Humanidades - CH - Campina Grande- Pb. Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da escrita, crenças e estratégias de aprendizagem da escrita, aspectos sintáticos e morfossintáticos da língua portuguesa, letramento, saberes e práticas pedagógica.

Márcia Tavares Silva

Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Estágio pós doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente (2017). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Editora chefe da Revista Leia Escola, periódico do PPGLE. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, História em Quadrinhos, Leitura literária no ensino infantil e fundamental.

Marco Antônio Margarido Costa

Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com estágio na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). Realizou pesquisa de pós-doutorado na FFLCH e na Universidade de York, Toronto (Canadá). Atualmente é professor na Graduação e na Pós-Graduação da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Realiza pesquisas em Linguística Aplicada, em especial, na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, Análise de Discurso, Formação de Professores de Língua Inglesa e Letramentos. Participa do ?Projeto Nacional Letramentos: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia?, vinculado à Universidade de São Paulo e é membro do do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade" (CNPq/UFCG).

Maria Angélica de Oliveira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997), especialização em Leitura e Produção de Textos (1998); mestrado em Letras (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, em Língua Francesa, em Análise de Discurso e Literatura.

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo

Graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste, Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado e Estágio pós-doutoral em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente no ensino e na orientação de pesquisas sobre ensino de língua materna, formação de professor e análise de material didático. Participa do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino. É membro do conselho editorial da coleção Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, do conselho editorial da revista Leia Escola do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e ensino da UFCG e da Revista Brasileira de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFMG. Tem publicado capítulos de livros, artigos em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais.

Maria Auxiliadora Bezerra

É licenciada em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (atual Universidade Estadual da Paraíba), tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Estudos Românicos, pela Université de Toulouse - le Mirail (França), ênfase em Sociolinguística e Dialetologia Românicas. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação em Letras e em Curso de Especialização. Faz parte do conselho editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA) , da revista Entrepalavras (UFC), da revista Leia Escola e Letras Raras (UFCG), entre outras. É membro da Coordenação Editorial da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (SP). Atua principalmente na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo trabalhos com os seguintes temas: ensino de língua materna, leitura/escrita e ensino de texto, vocabulário, avaliação da aprendizagem.Tem orientado pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de curso de graduação e de especialização e estágios acadêmicos, tem participado de bancas examinadoras de monografias, dissertações e teses. Orientou e co-orientou teses e dissertações. Em relação à produção acadêmica, tem publicado livros, capítulos de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais e em anais de eventos nacionais e internacionais.

Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

Possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Arua como professora da Graduação em Letras e da Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes áreas: mitologia, lirismo moderno, literatura infantil e metodologia do ensino de literatura. Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Abordagens de textos literários na escola". Coordena os projetos de pesquisa "Recursos expressivos e caráter renovador do lirismo brasileiro moderno" e "O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG". Tem artigos publicados em periódicos especializados e co-organizou os livros: Literatura: da crítica à sala de aula (Ed. Bagagem, 2006) e Cartografia da Violência: ensaios comparativos (Ed. Idéia, 2008)

Michelle Melo Gurjão Roldão

Professora da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (CH- Centro de Humanidades/UAL- Unidade Acadêmica de Letras). Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/2013), Graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa -UNIPÊ- (2004), Especialista em Audiologia Clínica (2006) e Psicopedagogia (2007) pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Especialista em Libras pela Golden -Sociesc (2011). Tem experiência na área de aquisição da linguagem, Libras, audiologia e Educação a distância. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Libras, Aquisição da linguagem, Fundamentos dos estudos linguísticos, Sintaxe da Libras, Tópicos especiais em Libras e laboratório de Libras III e V. É integrante do grupo de Pesquisa "Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrada no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente, participa da equipe acadêmica do projeto Erasmus + em parceria com Universidade de Paris 8.

Milena Meira Ramos dos Santos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Possui Especialização em Língua e Literatura Espanholas pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Possui Mestrado em Línguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente é doutoranda pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid - Espanha). Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Atualmente é professora efetiva do Curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na Área de Língua Espanhola. Está cadastrada no grupo de pesquisa: Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Formação do Tradutor.

Milene Bazarim

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2002), especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (2004) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Está cursando o doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Atualmente, é professora assistente da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da UFCG. Áreas de pesquisa: correção de texto; reescrita; linguagem, educação e tecnologia; didatização de gêneros textuais; formação do professor de Língua Portuguesa; interação mediada pela escrita; processos de inovação no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; entre outras. E-mail: milene.bazarim@gmail.com https://www.researchgate.net/profile/Milene-Bazarim

Millena Seventh da Costa Ramalho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) , Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) , Especialização em Libras (2016), Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia - UESSBA e Professora Magistério Superior da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 2016

Neide de Fátima Cesar da Cruz

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras, curso Letras/Inglês, da Universidade Federal de Campina Grande. Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI), da Universidade Federal de Santa Catarina (2014/2015), Doutorado pelo mesmo Programa e pela mesma Universidade (2000/2004), Doutorado Sandwich na Universidade de Birmingham, Inglaterra, pelo período de 01 ano, como bolsista CAPES (07/2002 - 07/2003), Mestrado em Letras, Especialização em Língua Inglesa e Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estudos na Universidade de Birmingham, Inglaterra, como Visiting Fellow, no Centro para Pesquisas Avançadas em Inglês, entre setembro e dezembro de 1997. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino e aprendizagem de língua inglesa, especificamente compreensão e produção oral, e pronúncia do inglês. Tem trabalhado principalmente com os seguintes temas: ensino/aprendizagem de língua inglesa; inteligibilidade da pronúncia do inglês falado por brasileiros; inglês língua franca; compreensão e produção oral de professores em formação inicial. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Extensão, da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da UFCG.

Nyeberth Emanuel Pereira dos Santos

Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Portuguesa (2011) e em Língua Francesa (2012), pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado acadêmico em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e mestrado profissional (Master 1) em Ciências da Linguagem, com ênfase em didática do FLES (Français Langue Étrangère et Seconde), pela Université Clermont Auvergne (2019), França. Atualmente, é professor Assistente de língua e lit. francesa da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Literatura, ensino do FLE e do PLE, com interesse em Literatura/Artes e as suas relações com o inconsciente.

Ritha Cordeiro de Sousa Lima (Substituta)

Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (2013) e graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Especialização em Tradução e Interpretação Libras/Português e Português/Libras. Possui proficiência em Tradução e Interpretação em Libras pelo MEC e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG sob o tema: Educação Superior e Pessoas Surdas: o bilinguismo em questão no curso de Letras-Libras. Atualmente é tradutora intérprete de libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Professora Substituta de Libras na Universidade Estadual da Paraíba Campus VI. Atuou em algumas formações da rede privada de Campina Grande e em cursos de especialização em educação inclusiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, libras, deficiência visual, sujeito surdo e inclusão.

Rosângela Alves de Melo

Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande desde 1995. Doutora em Literatura e Interculturalidade (UEPB - 2015). Mestre em Literatura e Cultura (UFPB - 2005). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UFPB - 1992). Graduada em Licenciatura Plena em Letras (UFPB - 1991). 

Rossana Souto Lima Koffmann (substituta)

Professora substituta de Língua Francesa no curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e presidente da Associação de Professores de Francês da Paraiba (APFPB). Mestre em Linguística Aplicada pelo PROLING da Universidade Federal da Paraiba- UFPB (2018). Licenciatura em Letras Modernas, pela UFCG (1989). Tem uma experiência profissional de mais de 10 anos na PSA (Peugeot Citroën), na França, onde morou por 15 anos e trabalhou como tradutora na área de Engenharia, como assistente de comunicação na área de Comunicação e como compradora no setor de Compras. Foi professora e coordenadora pedagógica da Aliança Francesa de João Pessoa, de 2009 a 2014. Tem habilitação para passar e corrigir os exames do DELF do A1 ao C1. Foi Professora de francês da Escola Estadual PREMEN durante 6 anos graças ao projeto de reinserção do francês (UFCG) nas escolas públicas de Campina Grande. Foi professora substituta da UEPB, campus V, João Pessoa (2018 e 2019) e vice-coordenadora do projeto de cinema francófono da UFPB (2019). É membro do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL) da UFPB desde 2016 e pesquisadora desde 2018. Número ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3543-4699

Rosalva Dias da Silva

Professora Assistente II da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Campina Grande. Mestre em Linguagem e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Especialista em Libras, pelo Instituto Superior Tupy (2013). Especialista em Educação de Surdos, pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Graduada em Lic Plena em Pedagogia: Magistério das Séries Iniciais pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e em Educação de Excepcionais Deficientes da Audiocomunicação pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação ambiental e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: família; escola; educação de surdos; aprendizagem; educação bilíngue; inclusão social, Cultura e identidade surda.

Secundino Vigón Artos

Possui Graduação em Filologia Espanhola pela Universidade de Oviedo (1999); Graduação em Licenciatura para fins de Ensino da Língua Espanhola pela Universidade do Porto (2001); pós-graduação em Línguas Aplicadas e Tradução pela Universidade de Évora (2007) e Mestrado em Linguística pela Universidade do Minho (2007), reconhecidos no Brasil como Graduação em Letras - Habilitação em Português e as suas literaturas e habilitação em Língua Espanhola e as suas literaturas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013) e Mestrado em Letras: Linguagens e Representações, também pela UESC (2013). Realizou o Programa de Doutorado em Filologia Clássica e Hispânica da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de León (Espanha) de 2010 a 2015. Tem ocupado os cargos de delegado de ASELE em Portugal, Presidente da APPELE, consultor pedagógico convidado do Centro de Estudos de Espanhol, Professor Adjunto do Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Professor da Universidade Católica Portuguesa, Colaborador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Docente, durante mais de uma década, na Universidade do Minho. Trabalhou também como Professor visitante na UEPB, tendo sido aprovado e classificado em 2012 no concurso de Professor Efetivo T-40 Mestre, na área de Língua Espanhola, no Departamento de Letras e Artes da UEPB. Desde maio de 2014 trabalha como professor efetivo concursado na Unidade Acadêmica de Letras na Universidade Federal de Campina Grande, onde é também coordenador de espanhol do programa Idiomas sem Fronteiras. Conta, ainda, com várias publicações na área de Linguística, com ênfase na sintaxe funcional, assim como com vários artigos e livros sobre o ensino do espanhol para estudantes lusófonos.

Shayane Tayana Martins

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2012) e graduação em LETRAS/LIBRAS (08405397) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora do Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Letras e Letras/LIBRAS, com ênfase em Letras e Libras

Shirley Barbosa das Neves Porto

Professora do curso de Licenciatura em Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Educação pela UFCG e pedagogia com habilitação em Educação de Surdos também pela UFCG. Os estudos estão centrados na Literatura em Línguas de Sinais e Educação Bilíngue para Surdos, atuando principalmente com: literatura surda e literatura em língua de sinais (produção de surdos, tradução e adaptações para a Libras, e o efeito estético no processo tradutório), processos de ensino de literatura em língua de sinais, educação de surdos, educação bilíngue, formação de professores e ensino de Literatura e de Libras na perspectiva dos gêneros textuais, considerando o contexto de L1 e L2 do aprendiz.

Sinara de Oliveira Branco

É Professora Associada III da Universidade Federal de Campina Grande, onde atua no Curso de Graduação de Licenciatura em Letras-Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades. Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês, com pesquisa na área de Tradução, da Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Mestrado em Linguística (2002), também pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC, com pesquisa na área de Tradução, e Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba ? Campus II (1993), atual Universidade Federal de Campina Grande. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da UFCG de novembro de 2012 a abril de 2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução Intersemiótica e Audiovisual; Tradução e Tecnologia; Tradução e Cognição; Formação de Tradutores. Foi Conselheira da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (SODS) como representante do Centro de Humanidades. Foi Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) da UFCG de setembro de 2018 a março de 2021. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Formação do Tradutor, do DGP do CNPq. Como pesquisadora, desenvolve e coordena um projeto de pesquisa financiado pelo PaqTcPB/CEEI/UFCG que envolve Tradução, Semiótica e Tecnologia da Informação. É tradutora de artigos científicos no par linguístico inglês-português e português-inglês.

Suênio Stevenson Tomaz da Silva

É doutor em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2019) e mestre pelo mesmo programa de pós-graduação (2008). É licenciado em Letras-Inglês também pela UEPB (2004). Foi bolsista Fulbright na Universidade de Idaho, ano acadêmico 2017-2018, onde realizou pesquisa na área de literatura e meio ambiente. Também foi pesquisador visitante na Universidade de British Columbia - Campus Okanagan, ano acadêmico 2018-2019, com bolsa do governo canadense através do Emerging Leaders for Americas Program (ELAP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) onde trabalha desde 2013. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua inglesa e literaturas correspondentes. Além do interesse em estudos literários comparatistas, recentemente, vem se dedicando a pesquisas na área interdisciplinar da ecocrítica.

Tassia Tavares de Oliveira

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna (2011) pela mesma instituição, com trabalho de conclusão de curso sobre Formação de professores de literatura. Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e Doutora em Letras (2017) pela mesma instituição, na área de concentração em Literatura e Cultura, linha de pesquisa Literatura e Estudos de Gênero, com pesquisa sobre a poesia da autora Marina Colasanti. Foi professora de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba e desde 2013 é Professora de Literatura da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG - Campina Grande. Atua na graduação em Letras, nas disciplinas de Teoria da literatura, Literatura brasileira, Literatura portuguesa e Estágio de Literatura nos ensinos fundamental e médio, e como orientadora e examinadora de trabalhos sobre questões de gênero na literatura e sobre o ensino de literatura nas escolas. Palavras-chave: Literatura; Gênero; Ensino.

Vânia Sueli Guimarães Rocha

possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1984) , especialização em Especialização Em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1998) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço regional, História, Elaboração memoralista.

Vivian Monteiro

Vivian Monteiro possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (atual UFCG), concluída em 1997, e Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de ensino de língua inglesa como língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, reflexão, gêneros textuais, multimodalidade e formação de professor. Participa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras. Orienta trabalhos de TCC e artigos. Orientou bolsistas que atuaram na Extensão Universitária. Foi coordenadora pedagógica do Idiomas Sem Fronteiras - Inglês da UFCG em 2017 e do Programa Residência Pedagógica do Curso de Letras-Inglês (edição 2018-2019).

Viviane Morais de Caldas Gomes

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa de Estudos Clássicos, com estágio doutoral como Pesquisadora Visitante, no Instituto de Filologia Clássica da Universidade de Viena (Áustria). Mestre em Letras (Linguagem e Ensino) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2011) e Letras/Francês e Literatura Francesa (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem formação na área de Letras Clássicas (Latim e Grego) pela Friedrich-Schiller-Universität (Jena, Alemanha). Leitora Especialista (2009-2011) da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (São Paulo). Atualmente é professora adjunta de Língua Latina, na Universidade Federal de Campina Grande, tendo como áreas de interesse e pesquisa o ensino de Literatura Clássica greco-romana, o estoicismo senequiano, a tragédia latina, o feminino, e a violência de gênero. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq 'Mitos, Mulheres e Deusas' (MiMuDe).

Washington Silva de Farias

 

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição e representação discursiva de sujeitos e sentidos; discurso, memória e identidades; discurso, educação e ensino.

Williany Miranda da Silva

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Linguísticos. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento, concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), e outro pela Universidade Federal do Ceará, (UFC -2018-2019), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e formação docente, com orientações tanto na pós-graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras. Neste último, atuou como coordenadora de 2016 a 2018. Membro do grupo de pesquisa Teorias da linguagem e ensino, e membro da linha de pesquisa "Ensino de línguas e Formação docente", do PPGLE, do qual é integrante desde 2005.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página