Indio

Cabecalho-Homepage

ISSN 0103-9253 versão impressaISSN 2236-7101 versão online

Uma Publicação do Centro de Humanidades – Universidade Federal de Campina Grande

Home

Sobre Nós

Corpo Editorial

Instruções aos Autores

Submissão On-line

Indexadores

ARIÚS VOLUME 16 NÚMEROS 1 E 2, 2010

 

Capa - Ariús 16

 

Edição Completa

Download

Sumário

 

Editorial

 

AUTOR CONVIDADO: DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR

 

O Poder do Dito: João Guimarães Rosa e a procura de uma linguagem para dizer o sertão, para dizer o Brasil

Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN)

 

DOSSIÊ: TEORIA, PESQUISA E ENSINO NAS CIÊNCIAS HUMANAS

 

Uma proposta metodológica para o Ensino de Arte: múltiplas dimensões da arte e mídia

Luciênio de Macêdo Teixeira (UFCG)

 

Representações Sociais como Obstáculos Simbólicos a Incorporação do Habitus Científico

Moisés Domingos Sobrinho (UFRN)

 

Foucault nas Grades da Academia Moderna

Keila Queiroz e Silva (UFCG)

 

As Artes da Tirania: sexo, Foucault e Teoria Queer

Adriano Azevedo Gomes de León (UFPB)

 

O uso do Método Qualitativo na Análise da Influência dos Movimentos Sociais Urbanos na Produção do Espaço

Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior (UFCG)

 

A Metaficção Historiográfica no Conto “The Babysitter

Fernanda Aquino Silvestre (UFCG)

 

Derecho y Poder: sobre la posibilidad de control jurídico en el dominio público

Célia Abril (UNC)

 

DOSSIÊ: METODOLOGIA DA PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA

 

Romances de História, História de Romances: o Texto Literário e os seus usos no cotidiano escolar universitário

Iranilson Buriti de Oliveira (UFCG)

 

Sugestões Metodológicas dos Currículos Oficiais para o Ensino de História

Eliane Mimesse Prado (UTP)

 

Quem Pode, Pode, e Quem não Pode?... 'se Sacode'?: as relações de poder entre professor e aluno

Eronides Câmara de Araújo (UFCG)

 

As Edições Didáticas da História do Brasil: múltiplos sujeitos e significados (1870-1920)

Alexandra Lima da Silva (UERJ)

 

Narrativa Histórica: olhares, lugares e sentidos

Regina Coelli Gomes Nascimento (UFCG)

 

Historiografia e Educação: uma questão de método (sobre práticas de imposição de uma leitura correta da história)

André Luiz Bis Pirola (PUC-SP) e Juçara Luzia Leite (UFES)

 

OUTROS TEMAS

 

Rawls: a posição original

Elnora Gondim e Osvaldino Marra Rodrigues (UFPI)

 

Constitucionalidade da Responsabilidade Objetiva Prevista no Inciso I, do Artigo 811, do Código de Processo Civil

Diogo Lima Trugilho, Fernando Horta Tavares, Juliana Maria Matos Ferreira, Rita Rachid Araújo Souza Mendes e Talita Viza Dias (PUC/MG)

 

Democracia Deliberativa e Gestão de Políticas Públicas: a experiência do orçamento participativo no município de Campina Grande – PB

Gêuda Anazile da Costa Gonçalves (UEPB) e Gesinaldo Ataíde Cândido (UFCG)

 

Investimentos em P&D no Setor Elétrico Brasileiro: um perfil dos resultados em eco-inovação

Ana Carolina Vital da Costa, José Álvaro Jardim de Almeida e Carla Regina Pása Gomez (UFPE)

 

Uma Experiência Insterinstitucional no Agreste Pernambucano: Programa Segundo Tempo

Eliana Célia Ismael Costa e Ana Lúcia Felix dos Santos (UFPE)

 

Os Estudantes de Pedagogia e suas concepções sobre a Ortografia em casos de relações Grafofônicas Regulares Contextuais

Fabíola Cordeiro de Vasconcelos, Luiza Almeida Freire, Larissa de Pontes Medeiros, Luana Morgana Morais Barbosa e Camila Melo Oliveira (UFCG)

 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

PUBLISHING GUIDELINES (INSTRUCTIONS TO AUTHORS)

Fale Conosco: arius@ch.ufcg.edu.br

ARIÚS – Revista de Ciências Humanas e Artes – Centro de Humanidades – UFCG

Rua Aprígio Veloso, 882 – Bairro Universitário – CEP 58.429-900 – Campina Grande – PB.